nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Sobre a mensagem anterior!

Dei um duro danado para conseguir meter aqui aquela lista. Tudo que sei de computadores, informática, Excel, Word, etc., etc., aprendi à minha custa sem ter tido uma única lição. Nos casos mais difíceis recorri aos amigos que sabiam mais que eu, fui perguntando e obtendo respostas (nem sempre com bons modos) e hoje posso gabar-me de mexer nisto com mais à-vontade que alguns "sabichões" que andam por aí.
Bem, o que interessa e o que eu queria era importar a lista, tal e qual a tenho guardada no disco duro do meu computador, para este Blog e consegui fazê-lo. Por isso dou os parabéns a mim mesmo. Viva eu!
Como se aproxima o dia do Cinquentenário, toda a informação vale ouro. Os interessados em preparar-se para o reencontro, colhendo o máximo de informação possível, podem beber aqui essa informação.
Consegui que as cores que sombreiam alguns números também passassem para aqui, o que facilita muito o entendimento da lista. As letras S, P e F que encabeçam as 3 colunas preenchidas com o número 1 significam o seguinte:
S - Saíram da Marinha antes da renumeração de 1964.
P - Viram o seu Juramento de Bandeira atrasado para a recruta seguinte.
F - São já falecidos.
Aqueles que perderam a vida durante a Guerra Colonial, seja em combate, por doença ou acidente, estão marcados a vermelho e serão objecto de uma menção especial durante a comemoração do nosso Cinquentenário na Escola de Fuzileiros, no próximo dia 31 de Março.
Há um caso específico marcado com duas cores diferentes, o 16404, por ter saído após o ITE e regressado no ano seguinte. Ficou com o número 9600.63, fez duas comissões em África e atingiu o posto de Cabo. Não sei exactamente o percurso que fez na Marinha, mas um seu filho informou-me que já faleceu há muitos anos.
Nota especial:
Tenho quase a certeza que a lista dos falecidos está, infelizmente, incompleta. Não consegui entrar em contacto com muitos dos Filhos da Escola, o que não augura nada de bom. Peço, por isso, a todos aqueles que conhecerem ou souberem por onde anda toda esta malta que me passem toda a informação possível, de modo a manter esta lista actualizada. Para mim essa informação vale ouro.

2 comentários:

  1. Fazes muito bem dar os parabéns a ti mesmo, mereces bem, pois tens feito um trabalho notável, e como diz o outro, o nosso semelhante pode ser muito bom, mas não é melhor que nós, assim sendo também te dou os meus parabéns, com um obrigado, pela ajuda que tens prestado aqui á Rapaziada.
    Um abraço
    Virgílio

    ResponderEliminar
  2. J. Rosa Silva - 16730 - 836631 de janeiro de 2012 às 17:30

    Um trabalho notável, meu amigo.
    Conseguir elaborar uma lista destas a cincoenta anos de distância é obra.
    É óbvio que pode haver situações incorretas quanto aos falecidos.
    Mas quem conseguiria melhor?
    Eu não de certeza.
    Quero deixar aqui o meu reconhecimento por esta trabalheira que, de certeza, te tiraram muitas horas de sono.
    Oarabéns e um abraço.

    ResponderEliminar