nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Aqui Metangula!


Esta é a península de Metangula que entre 1964 e 1975 foi pisada por muitos fuzileiros, alguns deles filhos da minha escola, camaradas e amigos. A Base da Marinha, inicialmente designada por «Posto de Rádio de Metangula» e mais tarde, pomposamente, promovida a «Comando Naval dos Portos do Lago Niassa». fica no extremo mais longínquo da península, do lado esquerdo da imagem. Ainda hoje é ocupada pela Marinha de Moçambique que nos substituiu a partir de 1975.
Há dezenas de fuzileiros (que combateram na Guerra Colonial, em Moçambique) que têm páginas no Facebook e falam do Niassa e de Metangula, mas que já não se lembram exactamente como aquilo era na altura, nem a conhecem na actualidade. Por essa razão, para os ajudar a refrescar a memória aqui deixo esta foto.
Quem algum dia subiu ao cimo do monte Tchifuli e se deliciou com a vista que se vê lá de cima, facilmente perceberá que esta foto foi tirada desse mesmo sítio, em tempos mais modernos.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Viva a Marinha!


Cervejaria Imperial no Alto Maé, lugar de referência para os fuzos que ali aguardavam o autocarro das licenças que, à meia-noite, regressava ao quartel, no Vale do Infulene.
Quem fez comissão em Moçambique conhece de certeza esta casa. Convém não esquecer que a Avenida de Angola começava ali a 50 metros e ia até ao aeroporto e não havia noite que por ali não andassem as fardas brancas da Marinha de Guerra Portuguesa.
Viva a Marinha!