Caro amigo António Querido
Deves lembrar-te tão bem como eu da LFP Saturno que chegou a Metangula ao mesmo tempo que nós. Por falar nisso, havia um membro da tripulação, o João, que era fogueiro-motorista (agora diz-se condutor de máquinas) e de quem me tornei muito amigo. Desde que abandonámos Metangula, nos fins de 1967, nunca mais o vi nem ouvi falar dele. Coisas da vida atribulada de quem se vê metido em guerras que não são suas.
Mas aquilo que me fez escrever-te este recado foi a placa que podes ver na foto acima e que estava cravada na amura da Saturno. Sabias que ela foi construída nos Estaleiros do Mondego? Quando lá estivemos deves ter reparado nesta chapinha e ficado todo inchado de orgulho por saber que navegava na frota de lanchas do Niassa uma que tinha sido construída na tua terra. E, se calhar, as duas irmãs gémeas, Marte e Urano, foram também construídas no mesmo sítio. Isso é coisa para te deixar todo babado!





















