nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

sexta-feira, 4 de abril de 2014

O dia 11 de Abril!

Corri a internet de uma ponta à outra (o que não é coisa pouca) à procura de acontecimentos relevantes ligados ao dia 11 de Abril. Não posso dizer que tenha encontrado grande coisa, pelo menos que tenha para mim um grande significado. Seleccionei 3 desses registos, os únicos que me merecem algum comentário. A saber:
1º - Em 1357 nasce D.João que viria a ser Mestre da Ordem de Avis e mais tarde rei de Portugal, iniciando a nossa 2ª dinastia também (ou por essa razão) conhecida por Dinastia Joanina.
2º - Em 1814 Napoleão abdica do seu cargo de imperador da França e segue para o exílio na ilha de Elba, podo fim a um período que mergulhou toda a Europa num tremendo banho de sangue.
3º - Em 1910 nasce em Estremoz António de Spínola que haveria de ter um papel principal na revolução dos cravos e mais tarde na contra-revolução do 11 de Março de 1975, acabando por ter que fugir do país para se salvar da prisão.
Não sei a quem compete manter em ordem este tipo de registos e quem ou como se pode acrescentar uma nova efeméride a todas as que são já conhecidas e aceites por toda a gente. Mas se soubesse, pediria para acrescentar uma que é importante para mim e para todos os que comigo estiveram em Moçambique na Companhia de Fuzileiros Nº 2. E que rezaria assim:
11 de Abril de 1965 - Desembarcou em Lisboa, no cais da Rocha do Conde de Óbidos, o pessoal da Companhia de Fuzileiros Nº 2 que foi a primeira a guarnecer a Província Ultramarina de Moçambique, onde cumpriu uma comissão de serviço de 30 meses, durante a qual começou a guerra de guerrilha que pretendia libertar aquela província do jugo colonial português. De notar que a Companhia regressou a Lisboa sem qualquer baixa nos seus efectivos.
Com o registo desta efeméride ficaria a História de Portugal mais completa e a História dos Fuzileiros e a minha própria mais dignificada. É costume alguns camaradas ligarem-me a lembrar este acontecimento. Vou ficar à espera para ver se alguém se lembra este ano.

segunda-feira, 31 de março de 2014

Também há guerra sem tiros!

Para acabar o mês de Março em beleza cá vai mais uma foto para o álbum de recordações do pessoal da CF8. Na imagem vê-se o Zé Carlos ( a quem chamávamos «Gato» por conta dos seus olhos azuis) a acompanhar o seu chefe (moi même) numa acção de psico, no ano de 1967, em Metangula.


Amanhã entra o mês de Abril e começa a época de convívios dos ex-combatentes, um pouco por todo o país. Já no passado sábado, dia 29 de Março, se reuniu o pessoal do DFE5 e muitos se seguirão durante o ano, espero eu, para provar que a malta da velha guarda ainda está aí para as curvas.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Lanchas da Figueira!


Caro amigo António Querido
Deves lembrar-te tão bem como eu da LFP Saturno que chegou a Metangula ao mesmo tempo que nós. Por falar nisso, havia um membro da tripulação, o João, que era fogueiro-motorista (agora diz-se condutor de máquinas) e de quem me tornei muito amigo. Desde que abandonámos Metangula, nos fins de 1967, nunca mais o vi nem ouvi falar dele. Coisas da vida atribulada de quem se vê metido em guerras que não são suas.
Mas aquilo que me fez escrever-te este recado foi a placa que podes ver na foto acima e que estava cravada na amura da Saturno. Sabias que ela foi construída nos Estaleiros do Mondego? Quando lá estivemos deves ter reparado nesta chapinha e ficado todo inchado de orgulho por saber que navegava na frota de lanchas do Niassa uma que tinha sido construída na tua terra. E, se calhar, as duas irmãs gémeas, Marte e Urano, foram também construídas no mesmo sítio. Isso é coisa para te deixar todo babado!

quarta-feira, 12 de março de 2014

Lembranças da guerra!

Regresso de uma operação!
Metangula - Niassa - Moçambique!
Cansados sim, mas todos vivinhos da Silva, que era a coisa mais importante naquela situação!
Lá atrás, arrastando a mochila a muito custo, o Sargento Patrão que já não pertence ao número dos vivos. Alguma desta rapaziada nunca mais a vi desde que saímos do Vera Cruz, no Cais de Alcântara. Que será feito deles?

segunda-feira, 3 de março de 2014

Olha os copos!


Dois amigos estão no bar, quando um deles fala:
- Está vendo aqueles dois velhos bebendo na outra mesa.
- Estou, porquê ?
- Daqui a uns vinte anos estaremos assim.
O outro olhou e disse:
- Ó Zé, é melhor parares de beber! Aquilo é um espelho, porra!

sábado, 1 de março de 2014

É muita massa!

Oiçam com atenção e espantem-se! Isto é se não sofrerem um colapso cardíaco com esta notícia!



terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Puxar pela memória!


Pessoal da CF8 preparado para ir à cidade!
Quem se lembra deles?


No norte de Moçambique (Niassa).
Hora de descanso para retemperar forças!

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Imposição da boina de fuzileiro!


A imagem acima é um recorte daquilo que o Mário Manso publicou na sua página do Facebook. Aqui tomei conhecimento que hoje, dia 31 de Janeiro, haverá festa na Escola de Fuzileiros com mais um curso que chega ao fim aumentando a família dos fuzileiros de Portugal, família a que me orgulho de pertencer. A cerimónia da «Imposição da Boina» será o ponto alto do dia e ficará para sempre gravado na memória dos novos camaradas. Os meus parabéns a todos eles que se esforçaram para atingir o objectivo a que se propuseram.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Metangula - Niassa!


Quem é fuzileiro, combateu na Guerra Colonial e esteve no Niassa, talvez reconheça esta pequena praia. E pode ser que reconheça também a pequena lancha que ali está a apodrecer. Trata-se da Garota, uma pequena lancha que tinha dois motores fora de borda e de que eu fui patrão durante os últimos seis meses da minha comissão na CF8, no longínquo ano de 1967.
Tinha aqui a fotografia guardada para publicar no meu outro blog, o «Farol de Metangula», mas à falta de melhor assunto decidi pô-la aqui para alegrar a vida dos visitantes (muito poucos) que por aqui passam e que estiveram em Moçambique durante a guerra.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Actualização!

Desde o ano passado que aqui não vinha e para não deixar isto às moscas cá vai mais um recado:
- Foi hoje criado um novo blog sobre a Companhia de Fuzileiros Nº 2, para substituir o antigo. Podem encontrá-lo neste endereço - www.cf219621965.blogspot.com - ou clicando no link que aparece na coluna aqui ao lado.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Américo e Teófilo, velhos camaradas!

Todas estas fotos foram já publicadas aqui, mas como ontem houve um comentário do Teófilo Sousa (filho da escola de Setembro/61) vou deixá-las aqui de novo a ver se ele aparece e se reconhece nalguma delas.









segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Imitando o Páscoa!


Já não há assunto para continuar a manter viva a memória da Companhia 8 a não ser as fotos que alguns dos camaradas me confiaram. Pois aqui vai uma delas com 5 filhos da escola de Março e Setembro de 1964.
À esquerda o Pescador (1093/64) seguido de um desconhecido que peço a quem souber que me informe. Ao centro o Silvério (1966/64), seguido do Brandão (858/64) e terminando com o Azevedo (2025/64) à direita.
Todos de copo na mão deviam estar a celebrar qualquer coisa, mas não me perguntem o quê, pois não saberia responder. E que eu saiba nenhum deles navega nestas águas, querendo isso dizer que ficaremos sem o saber.
A propósito disso devo dizer que embora o Silvério nunca tenha participado nos nossos convívios, já por aqui passaram um filho e uma filha dele a confirmar que ele, depois de uma vida de emigrante, está de saúde e regressou à sua terra natal, entre Mirandela e Valpaços, para gozar a sua merecida reforma.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Fuzileiros emigrantes!


Dois camaradas da CF2 que o mais provável é nunca mais se terem encontrado depois de Abril de 1965, data em que desembarcamos do Infante D.Henrique, em Lisboa. Os dois emigraram para as Américas, constituíram lá as suas famílias e agora que seria hora de regressarem às suas terras para darem descanso ao corpo cansado, não o podem fazer para se não separarem das novas gerações da sua família.
Nenhum deles sabe o que se passou com o outro, mas eu sei o que se passou com os dois. E porquê? Porque me dei ao trabalho de os procurar e fui dar com um em Washington, nos Estados Unidos da América, e o outro em Toronto, no Canadá. Um tem-se encontrado regularmente comigo, o outro prefere manter-se à margem. São as opções de vida que cada um toma como muito bem entende e que eu tenho que respeitar.
Coisas da vida!

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Amanhã é o dia!


Se morasse um pouco mais perto estaria lá com certeza. Assim deixo para aqueles que têm possibilidades de lá estar. E não posso esquecer-me daqueles que morando a menos de 5 kms da nossa Escola teimam em não aparecer, ano após ano.
Daqui um grande abraço para todos os Filhos da Escola que não esquecem a sua Casa-Mãe!

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Fuzos da Juromenha!


No dia 10 de Junho dei uma corrida até Elvas para ver as cerimónias, mas atrasei-me pelo caminho e quando lá cheguei já estava tudo terminado. Valeu-me a publicação das fotos  pela Delegação dos Fuzos da Juromenha para arranjar esta para aqui publicar.
Aproveitei para dar uma abraço aos Filhos da Escola Elvas I (16297) e Elvas II (16832) , juntámos-nos todos ao almoço e já a longa viagem ficou mais que justificada.
E olhar para esta fotografia vale mais que ouvir aquele requentado discurso do Cavaco sobre a agricultura portuguesa que, segundo ele, é um sucesso de se lhe tirar o chapéu.

domingo, 2 de junho de 2013

Ode ao Ex-Combatente!


Digníssimo e nobre combatente:
Em romagem vieste ao Monumento,
que consagra a Coragem e a Bravura
daqueles, como Tu, qu´heroicamente
se bateram p´lo Amor Pátrio que perdura,
muito pr'além do que a Razão consente,
fazendo venturosa a desventura.

São disso exemplo, AQUELES qu´ali estão.
Nomes gravados a ouro no PAREDÃO,
atrás do Mausoléu que simboliza
duas mãos postas, ao Céu, em oração
que assim os GLORIFICA e ETERNIZA.

A CHAMA DA PÁTRIA os alumia!
Como a Chama qu´em Teu peito ardia:
- de fervor patriótico e galhardia –
no Teu JURAMENTO DE BANDEIRA,
em qu´A juraste defender, até morrer,
se tal ousasse esse SAGRADO DEVER
de o exigir como “entrega” derradeira.

Foi esse Teu comportamento exemplar
de Respeito, Pundonor e Disciplina,
que canta agora o HINO NACIONAL:
- Heróis do Mar, da Terra e do Ar –
De qu´a nossa História há-de rezar,
p´los Teus feitos na EPOPEIA ULTRAMARINA.

Que a PÁTRIA TE MEREÇA E NUNCA ESQUEÇA,
de TE manter vivo em seu coração,
para que possas Levantar Hoje de Novo,
o Esplendor de PORTUGAL como NAÇÃO!


Viçoso Caetano
Ex-Oficial Miliciano
10 de Junho de 2013

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Os Graduados da CF4!

Lista dos graduados da Companhia de Fuzileiros Nº 4 de que o Filipe Cruz fez parte, comissão em Moçambique. Grande discussão tive a respeito do Sub-Tenente José Luís Sequeira Abrantes ter ou não feito parte da CF8 e eis aqui a prova de que ele chegou a Moçambique quando o pessoal da 8 já tinha regressado à Metrópole.
Custa-me acreditar que o 15292 (Escola de Março de 1961) já fosse sargento nesta data, mas é assim que está publicado no livro do Com. Sanches de Baena e é assim que aqui fica também.


1 T
Antonio Pereira Varandas
2 T
José Manuel Narciso de Sousa Henriques
2 T FZ RN
João Alberto de Bettencourt Dias
ST FZ RN
José Luís Sequeira Abrantes
ST FZ RN
Albertino da Silva
ST FZ RN
Mário Artur Rodrigues Almeida
ST FZ RN
João António Rodeia Peneque
ST MN RN
Mário Orlando Matos Bernardo
00402
SAJ FZ
Joaquim Martinho da Trindade
02393
1SAR FZ
Manuel Antunes
03524
1SAR FZE
Mário José Batista Claudino
03574
1SAR FZ
Álvaro Pedro Vasconcelos Saianda
10372
1SAR FZE
Fernando Gaspar Timóteo
04133
1SAR FZE
António Gonçalves Lopes
04642
1SAR FZE
Eduardo Antunes
02228
2SAR C
António Lopes do Lavadouro
03098
2SAR FZ
António Joaquim Branco
04148
2SAR FZ
Jorge dos Santos Sousa
04664
2SAR FZE
Virgílio Carvalho Serra
05258
2SAR FZ
António Gomes Cartaxo
05325
2SAR H
Énio José Gaspar
06047
2SAR FZE
José Coelho Coisinhas
06272
2SAR FZ
Henrique António Marques Madaíl
06682
2SAR FZ
José Marques Bonifácio
15292
2SAR FZ
Joaquim Gregório Mateus

quinta-feira, 16 de maio de 2013

A rapaziada da 8!


Estação Radio Naval da Machava, pessoal da Companhia de Fuzileiros Nº 8, ano provável desta fotografia 1966. Entre as centenas de fotos que consegui reunir, esta é uma das poucas em que consigo identificar todos os camaradas que aqui aparecem. A saber (da esquerda para a direita):
Ezequiel, Pepe, Eleutério, Páscoa, Mocho e Jordão. Dois algarvios, dois figueirenses, um açoreano e um ribatejano. Todos vivinhos da Silva (tanto quanto sei) e o Pepe é o único que vive fora de Portugal. Vive nos EE UU e, da maneira que ele era um rapaz bem disposto, deve andar ainda a tocar este super violão que se vê na imagem... para animar os americanos.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

A Boina azul ferrete!

A âncora foi também o emblema original dos fuzileiros portugueses, agora substituída por um emblema mais rebuscado. Esta boina que aqui vêem é de um fuzileiro de Moçambique que actualmente presta serviço na Base Naval de Metangula, a tal que deixou saudades a tanta gente. Eles, os fuzileiros moçambicanos, herdaram muitas coisas que no passado foram nossas e a boina foi uma delas. No Niassa tudo que lá existe e presta para alguma coisa era da Marinha de Guerra Portuguesa e é hoje da de Moçambique. As nossas velhas lanchas de fiscalização Marte, Urano e Saturno continuam a mostrar o que valem singrando as ondas do lago como no nosso tempo, entre Metangula, Cobué e Meponda, levando os fuzileiros a bordo.
A operação montada para as levar do Oceano Índico até ao Lago Niassa vai ficar registada como uma façanha épica na História de Portugal e espero que na de Moçambique também.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Vão por mim que eu sei o que digo!


A melhor fisioterapia para evitar a artrose nas mãos!