Há várias fotografias publicadas em que aparece este "fuzileirito" da raça dos Nyanjas que o mascote da CF8 e vivia connosco em Metangula. Imagino que depois do nosso regresso a Lourenço Marques, ele foi sucessivamente adoptado pelas Unidades de Fuzileiros que nos foram render. Já nem do nome dele me lembro, mas se o Américo Laranjeira aparecer por aqui ele resolve o problema, pois tenho a certeza que ele se lembra.
O que levou a publicar a foto foi pensar que nunca mais ouvi falar nele, desde 1967, já lá vão 47 anos. Que será feito dele? Espero que os "frelimos" não o tenham de algum modo prejudicado por ele fazer parte do "nosso quadro", mas com gente daquela nunca se sabe. Eles eram especialmente sanguinários contra os seus próprios irmãos quando sentiam que havia alguma razão de queixa.
Só para completar a explicação da imagem, quem acompanha o mascote é o Ângelo (2026/64) que hoje goza sossegadamente a sua vida de reformado nos arredores de Vila Pouca de Aguiar, terra de onde eram também o Martins (da CF8) e o Aguiar (da CF2), ambos já falecidos.









