nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Filhos da Escola - Fuzos Concorrentes!

Ontem andei a dar uma volta pelas diversas listas publicadas no meu blog «Cantinho do Tintinaine» e encontrei uma delas com alguns erros que aproveitei para corrigir. Aproveitando a embalagem e por ser um assunto que se encaixa na perfeição no âmbito deste blog vou repetir essa publicação aqui, explicando do que se trata.
No mês de Março de 2012 comemorámos o cinquentenário do meu recrutamento. Na pesquisa que fui obrigado a fazer para reconstituir a história de todos os filhos da minha escola, saber quem era vivo ou morto, estabelecer contactos, enviar convites, etc., interessei-me por descobrir quantos tinham feito a recruta na Escola de Alunos e depois concorrido ao quadro de fuzileiros. Com a ajuda do livro do Com. Sanches de Baena (que me tem servido de bíblia em todos os meus trabalhos) e muitos telefonemas aos interessados e aos seus amigos e familiares, consegui produzir a lista que podem ver abaixo.
Considero com isto ter dado o meu contributo para escrever um capítulo da História dos Fuzileiros na Guerra do Ultramar. Haja quem se dedique a fazer o mesmo em relação a todos os Cursos de Conversão que começaram mal abriu a Escola de Fuzileiros, no ano de 1961.

                                                 IDENTIFICAÇÃO
COMISSÕES
NIMA
NIMN
NOME
F
1ª COM.
TODAS
16258
7927
GABRIEL PRATES CORREIA
CF7
1
16266
7934
GABRIEL JOSE SILVA CABRITA
DFE13
2
16290
7954
JOÃO FILIPE VINHAS BARROSO
DFE12
1
16296
7959
ADELINO PEREIRA
DFE10
3
16313
7974
FRANCISCO PEREIRA MARTINS
DFE10
1
16337
7995
VIRGOLINO CARVALHO JOSÉ
1
DFE6
2
16340
7998
ANTONIO DOMINGOS DAMIAO BELCHIOR
DFE3
3
16349
8007
GABRIEL FILIPE SILVA COSTA
1
DFE2
2
16410
8062
CAMILO ALMEIDA PAULINO
DFE8
3
16415
8067
DIAMANTINO ESPIRITO S CARREIRA
DFE8
2
16462
8107
ANTONIO JUNQUEIRA SANTOS
DFE2
2
16467
8112
ANTONIO ROSA LOPES
DFE6
2
16486
8130
RICARDO GASPAR SILVA
DFE12
2
16535
8174
JOSE LUIS GONCALVES PEREIRA
DFE10
1
16553
8192
ALOISIO LOPES RIBEIRO
DFE13
1
16577
8216
ILIDIO AUGUSTO SECO
1
DFE7
1
16580
8219
JOAO ANTONIO DIAS
DFE10
2
16590
8229
NUNO JOSE MARTINS
CF7
1
16639
8277
AGOSTINHO SILVA ALMEIDA AMARO
1
DFE1
2
16666
8304
MANUEL LUCIANO BATISTA
DFE1
4
16702
8339
JOSE DO CARMO BARBARA CAVACO
CF1
1
16704
8341
JOSE JESUS NUNES
DFE6
4
16722
8359
DOMINGOS GONCALVES MARQUES
DFE6
2
16747
8383
DOMINGOS CAIRRAO
DFE6
4
16752
8388
JOAQUIM AMARO TONEL
1
CF9
1
16793
8429
JOSE AUGUSTO MARQUES SILVA
DFE11
1
16804
8440
ARNALDO FRANCISCO PATROCINIO
DFE12
5
16814
8450
JOÃO FRIEZAS CAÇADOR
DFE8
1
16819
8455
JOSE LUIS MARRANITA ZORRA
DFE6
1
16850
8486
MANUEL ANTONIO PINTO COSTA
DFE1
3
16875
8511
JOAO ANTONIO GATO
DFE7
1
16918
8553
JOAQUIM JOSE COELHO MENDES
DFE1
3
16919
8554
JOAQUIM ROSA MARTINS
DFE11
3
16972
8607
FRANCISCO LOBATO MARTINS VIEIRA
DFE8
1
16986
8620
AMERICO MIRANDA VIEIRA
DFE1
3
16987
8621
ANTONIO JOAQUIM ALBINO
1
DFE3
2
36
SOMAS
6

O dia 11 de Abril!

Corri a internet de uma ponta à outra (o que não é coisa pouca) à procura de acontecimentos relevantes ligados ao dia 11 de Abril. Não posso dizer que tenha encontrado grande coisa, pelo menos que tenha para mim um grande significado. Seleccionei 3 desses registos, os únicos que me merecem algum comentário. A saber:
1º - Em 1357 nasce D.João que viria a ser Mestre da Ordem de Avis e mais tarde rei de Portugal, iniciando a nossa 2ª dinastia também (ou por essa razão) conhecida por Dinastia Joanina.
2º - Em 1814 Napoleão abdica do seu cargo de imperador da França e segue para o exílio na ilha de Elba, podo fim a um período que mergulhou toda a Europa num tremendo banho de sangue.
3º - Em 1910 nasce em Estremoz António de Spínola que haveria de ter um papel principal na revolução dos cravos e mais tarde na contra-revolução do 11 de Março de 1975, acabando por ter que fugir do país para se salvar da prisão.
Não sei a quem compete manter em ordem este tipo de registos e quem ou como se pode acrescentar uma nova efeméride a todas as que são já conhecidas e aceites por toda a gente. Mas se soubesse, pediria para acrescentar uma que é importante para mim e para todos os que comigo estiveram em Moçambique na Companhia de Fuzileiros Nº 2. E que rezaria assim:
11 de Abril de 1965 - Desembarcou em Lisboa, no cais da Rocha do Conde de Óbidos, o pessoal da Companhia de Fuzileiros Nº 2 que foi a primeira a guarnecer a Província Ultramarina de Moçambique, onde cumpriu uma comissão de serviço de 30 meses, durante a qual começou a guerra de guerrilha que pretendia libertar aquela província do jugo colonial português. De notar que a Companhia regressou a Lisboa sem qualquer baixa nos seus efectivos.
Com o registo desta efeméride ficaria a História de Portugal mais completa e a História dos Fuzileiros e a minha própria mais dignificada. É costume alguns camaradas ligarem-me a lembrar este acontecimento. Vou ficar à espera para ver se alguém se lembra este ano.

segunda-feira, 31 de março de 2014

Também há guerra sem tiros!

Para acabar o mês de Março em beleza cá vai mais uma foto para o álbum de recordações do pessoal da CF8. Na imagem vê-se o Zé Carlos ( a quem chamávamos «Gato» por conta dos seus olhos azuis) a acompanhar o seu chefe (moi même) numa acção de psico, no ano de 1967, em Metangula.


Amanhã entra o mês de Abril e começa a época de convívios dos ex-combatentes, um pouco por todo o país. Já no passado sábado, dia 29 de Março, se reuniu o pessoal do DFE5 e muitos se seguirão durante o ano, espero eu, para provar que a malta da velha guarda ainda está aí para as curvas.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Lanchas da Figueira!


Caro amigo António Querido
Deves lembrar-te tão bem como eu da LFP Saturno que chegou a Metangula ao mesmo tempo que nós. Por falar nisso, havia um membro da tripulação, o João, que era fogueiro-motorista (agora diz-se condutor de máquinas) e de quem me tornei muito amigo. Desde que abandonámos Metangula, nos fins de 1967, nunca mais o vi nem ouvi falar dele. Coisas da vida atribulada de quem se vê metido em guerras que não são suas.
Mas aquilo que me fez escrever-te este recado foi a placa que podes ver na foto acima e que estava cravada na amura da Saturno. Sabias que ela foi construída nos Estaleiros do Mondego? Quando lá estivemos deves ter reparado nesta chapinha e ficado todo inchado de orgulho por saber que navegava na frota de lanchas do Niassa uma que tinha sido construída na tua terra. E, se calhar, as duas irmãs gémeas, Marte e Urano, foram também construídas no mesmo sítio. Isso é coisa para te deixar todo babado!

quarta-feira, 12 de março de 2014

Lembranças da guerra!

Regresso de uma operação!
Metangula - Niassa - Moçambique!
Cansados sim, mas todos vivinhos da Silva, que era a coisa mais importante naquela situação!
Lá atrás, arrastando a mochila a muito custo, o Sargento Patrão que já não pertence ao número dos vivos. Alguma desta rapaziada nunca mais a vi desde que saímos do Vera Cruz, no Cais de Alcântara. Que será feito deles?

segunda-feira, 3 de março de 2014

Olha os copos!


Dois amigos estão no bar, quando um deles fala:
- Está vendo aqueles dois velhos bebendo na outra mesa.
- Estou, porquê ?
- Daqui a uns vinte anos estaremos assim.
O outro olhou e disse:
- Ó Zé, é melhor parares de beber! Aquilo é um espelho, porra!

sábado, 1 de março de 2014

É muita massa!

Oiçam com atenção e espantem-se! Isto é se não sofrerem um colapso cardíaco com esta notícia!



terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Puxar pela memória!


Pessoal da CF8 preparado para ir à cidade!
Quem se lembra deles?


No norte de Moçambique (Niassa).
Hora de descanso para retemperar forças!

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Imposição da boina de fuzileiro!


A imagem acima é um recorte daquilo que o Mário Manso publicou na sua página do Facebook. Aqui tomei conhecimento que hoje, dia 31 de Janeiro, haverá festa na Escola de Fuzileiros com mais um curso que chega ao fim aumentando a família dos fuzileiros de Portugal, família a que me orgulho de pertencer. A cerimónia da «Imposição da Boina» será o ponto alto do dia e ficará para sempre gravado na memória dos novos camaradas. Os meus parabéns a todos eles que se esforçaram para atingir o objectivo a que se propuseram.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Metangula - Niassa!


Quem é fuzileiro, combateu na Guerra Colonial e esteve no Niassa, talvez reconheça esta pequena praia. E pode ser que reconheça também a pequena lancha que ali está a apodrecer. Trata-se da Garota, uma pequena lancha que tinha dois motores fora de borda e de que eu fui patrão durante os últimos seis meses da minha comissão na CF8, no longínquo ano de 1967.
Tinha aqui a fotografia guardada para publicar no meu outro blog, o «Farol de Metangula», mas à falta de melhor assunto decidi pô-la aqui para alegrar a vida dos visitantes (muito poucos) que por aqui passam e que estiveram em Moçambique durante a guerra.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Actualização!

Desde o ano passado que aqui não vinha e para não deixar isto às moscas cá vai mais um recado:
- Foi hoje criado um novo blog sobre a Companhia de Fuzileiros Nº 2, para substituir o antigo. Podem encontrá-lo neste endereço - www.cf219621965.blogspot.com - ou clicando no link que aparece na coluna aqui ao lado.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Américo e Teófilo, velhos camaradas!

Todas estas fotos foram já publicadas aqui, mas como ontem houve um comentário do Teófilo Sousa (filho da escola de Setembro/61) vou deixá-las aqui de novo a ver se ele aparece e se reconhece nalguma delas.









segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Imitando o Páscoa!


Já não há assunto para continuar a manter viva a memória da Companhia 8 a não ser as fotos que alguns dos camaradas me confiaram. Pois aqui vai uma delas com 5 filhos da escola de Março e Setembro de 1964.
À esquerda o Pescador (1093/64) seguido de um desconhecido que peço a quem souber que me informe. Ao centro o Silvério (1966/64), seguido do Brandão (858/64) e terminando com o Azevedo (2025/64) à direita.
Todos de copo na mão deviam estar a celebrar qualquer coisa, mas não me perguntem o quê, pois não saberia responder. E que eu saiba nenhum deles navega nestas águas, querendo isso dizer que ficaremos sem o saber.
A propósito disso devo dizer que embora o Silvério nunca tenha participado nos nossos convívios, já por aqui passaram um filho e uma filha dele a confirmar que ele, depois de uma vida de emigrante, está de saúde e regressou à sua terra natal, entre Mirandela e Valpaços, para gozar a sua merecida reforma.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Fuzileiros emigrantes!


Dois camaradas da CF2 que o mais provável é nunca mais se terem encontrado depois de Abril de 1965, data em que desembarcamos do Infante D.Henrique, em Lisboa. Os dois emigraram para as Américas, constituíram lá as suas famílias e agora que seria hora de regressarem às suas terras para darem descanso ao corpo cansado, não o podem fazer para se não separarem das novas gerações da sua família.
Nenhum deles sabe o que se passou com o outro, mas eu sei o que se passou com os dois. E porquê? Porque me dei ao trabalho de os procurar e fui dar com um em Washington, nos Estados Unidos da América, e o outro em Toronto, no Canadá. Um tem-se encontrado regularmente comigo, o outro prefere manter-se à margem. São as opções de vida que cada um toma como muito bem entende e que eu tenho que respeitar.
Coisas da vida!