Esta foto foi tirada num domingo, à tarde, depois de uns bons mergulhos na praia do malagueiro, na Escola de Fuzileiros, no verão de 1962. A maior parte dos que aparecem na imagem são filhos da minha escola. O terceiro, a contar da esquerda e que está de cócoras, era de uma escola anterior á nossa e estava ali para tomar conta de nós, para manter a disciplina e evitar que fizéssemos asneira. E por trás dele escondo-me eu, só se vê a cabeça a espreitar.
Aquele que aparece à direita, na posição de «firme», usando o fato de banho da ordem, é o Antero. Sei que ele não é destas coisas de computadores e internet, mas tem um filho que fez carreira na Marinha (é sargento, salvo erro) e é bem capaz de vir aqui parar e ver a foto do seu pai quando tinha 21 anos de idade.
Além dele e de mim próprio, só reconheço o 16436 e o 16485. Os outros esfumaram-se da minha memória, 52 anos é muito tempo!










