nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Transmissões!

...oOo...
Hoje caíram-me os olhos nestas fotografia. E começaram a desfilar perante eles um monte de recordações que têm esta Central Transmissora como ponto de partida.
Fiz a minha primeira guarda, neste posto, ainda antes de terminar o ano de 1962. Nesse ano aconteceram muitas coisas e muito depressa na minha vida. No princípio do ano ainda trabalhava como funcionário de uma empresa têxtil em Vila do Conde. Em fevereiro despedi-me e em março já estava a marcar passo na Escola de fuzileiros. E em dezembro já aqui estava, de G3 ao ombro, a fazer serviço de sentinela e a guardar as costas aos telegrafistas que lá dentro tratavam do serviço de rádio.
Vem-me à lembrança o Mário (Puto) Santarém a cortar uma espia de uma das antenas, com um tiro de G3, ao tentar abater uma garça enorme que lá se pousara.
E lembro-me de não fazer ideia de onde me encontrava quando, às duas da matina, me iam acordar para entrar de serviço. Só tinha 18 anos e um sono que não tinha fim. Virava-me para o outro lado e tinham que me abanar três vezes antes que eu percebesse o que se passava.
Lembro-me ainda do David (Gato) que se deixava dormir no posto e, por vezes, só ia chamar aquele que o havia de render, uma hora mais tarde do que devia. Não tinha sono e decidi continuar de serviço mais um bocadito - dizia ele quando o recém acordado olhava para o relógio e lhe perguntava porque só o acordara naquela altura.
Lembro-me de uma negrinha, não devia ter mais de 16 anos, que fez a minha estreia no mercado da carne preta.
Lembro-me do Ten. Miranda que aparecia de surpresa, a qualquer hora, sempre na tentativa de apanhar o sentinela distraído.
E lembro-me ainda do Luis Oliveira lá ter ido no ano passado tirar uma fotografia para me oferecer.
Nota: Esta fotografia em que aparece o António Azevedo (2025.64) foi tirada anos depois, talvez durante o ano de 1967.

Sem comentários:

Enviar um comentário