nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

A ordem das coisas na vida!




Artur/Leiria
Por este andar os filhos da escola irão saber tanto como eu acerca da evolução da minha vida familiar por estas terras que o diabo vai amaçando!
Quando cheguei ao Canadá no dia 7 de Novembro de 1967, é o meu sogro a apanhar-nos, a mim e à mulher vindos de Lisboa, no aeroporto de Toronto. Mas antes, aconteceu uma serie de eventualidades que nem cão merece! Mas a vida é composta de cruzes, umas mais pesadas do que outras, mas logo tenhamos força e vontade para se carregar com elas a coisa vai…
Logo ao regressar à terra depois da disponibilidade da Marinha, encontro a minha futura cara-metade em férias do Canadá. Como a donzela à primeira vista agradou, pus logo unhas e dentes ao serviço e preza ficou mesmo presa pelas garras cá do escola. Contudo, papéis já estavam finalizados para uma achega até à Alemanha, lá vai este rapaz, ter que se despedir de amores em estado de florescimento, com um até breve! Parto eu para a cidade de Colónia e ela para Tuppervile uma aldeola no sul do Ontário, rica em produção de tomates e beterraba de açúcar. Depois de muita troca de correspondência, decidimos por fim a uma vida a sós e optar por uma a dois. O casório ficou decidido na nossa santa capelinha da nossa não menos santa terrinha. Logo aí, porque as coisas não foram feitas numa logística à altura, ficamos dependentes de papéis que obrigatoriamente teriam que vir de Toronto, tivemos que mendigar junto de pessoas que conheciam a família da minha futura noiva, para testemunharem, que esta ainda não era casada como protocolo da igreja católica. Depois de ter conseguido tais elementos tudo se tornou viável e os corações fundiram-se a 16 de Abril de 1967. Logicamente que, a intenção era disparar logo para o Canadá, só que os meus documentos legais andavam por mãos que estavam carentes de unção para possibilitar que os mesmos pudessem deslizar melhor para este lado. Tudo mais ou menos seguiu essa norma, só que para mal dos meus pecados e porque as coisas estavam a ficar demoradas, o passaporte da mulher estava em estado de expiração, e como não era canadiana ainda, lá foi ela à frente trabalhar na apanha dos tomates junto à família. Posso dizer que, aí foi a parte mais difícil da minha vida de recém-casado, porque fiquei num impasse total. - Será hoje, será amanhã, que tudo ficará resolvido? Uma expectativa só vista nos militares de 58 e 59, em Vila Cabral, que nunca esqueci, que mais tarde poderei contar.
A 15 de Outubro vou buscar a mulher ao aeroporto de Lisboa vinda do Canadá, porque a aconselharam lá, talvez para venderem mais um bilhete de avião, que tudo se tornaria mais rápido com a presença dela em Portugal, por fim no dia acima referido (7 de Novembro) partimos para o “há cá nada.”
No aeroporto estava o meu sogro com uma brutal banheira à nossa espera que, quando começou a andar, e porque eu tinha deixado uma carrinha Volkswagen no canteiro à beira-mar atrás, com um motor que mais parecia um de rega, perguntei-lhe se o carro dele tinha um motor eléctrico. Claro que foi pergunta tola, mas acreditem que o contraste entre carros era tão notável que a questão saiu sem ter pensado.
A viagem decorreu de noite para as quintas (farms) dos tomates que levou cerca de 3 horas. A estrada rasgava as planícies extensas do sul do Ontário cobertas de neve, posso dizer que foi algo que jamais esquecerei pela diferença paisagística entre os dois países e, a novidade duma vida nova a começar em terras tão estranhas mesmo depois duma África e uma Alemanha!

Topo: Na Alemanha, cidade de Colónia em 1966
Segunda: Junto à banheira do meu sogro nos 'farms' de tomates no sul do Ontário
Terceira: Depois de um dia de trabalho, pensativo e colado ao conforto do aquecimento
Em baixo: Com o primeiro rebento

Sem comentários:

Enviar um comentário