nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

sábado, 12 de agosto de 2023

O Chamusca!

 O Chamusca era filho da minha escola, a última vez que me encontrei com ele foi na Escola de Fuzileiros, no dia do nosso Cinquentenário. Nem sabia que ele tinha seguido a carreira militar, soube agora, no anúncio da sua morte, que tinha atingido o posto de sargento, não sei se chefe ou mor.

Depois da recruta nunca mais nos cruzámos, eu andei por Moçambique o tempo todo e ele só Deus sabe por onde andou. Tenho a ideia que ele era fuzileiro especial e deve, portanto, ter feito comissões nos destacamentos. Sendo voluntário como eu, ele ainda não tinha chegado aos 80, como eu também não cheguei ainda e era um dos voluntários mais velhos, completei os 18 anos de idade no dia da inspecção e ingressei na Briosa no dia seguinte, 10 de Março.

Parece-me que ouvi o Fernando Martins (16436) referir que foram juntos para o Ultramar, mas não sei para que província. Em 1965 ou 1966, o Fernando foi destacado para o Comando Naval de Moçambique e foi encontrar-se comigo no aquartelamento da Machava, tendo ingressado na equipa de tratadores dos cães de guerra.

Da Escola, em Vale de Zebro, até à Chamusca ainda são uns bons quilómetros, mas o Carlos (16306), cada vez que tinha uns dias livres montada na sua "motorizada" e lá ia ele a caminho de casa. Muitos quilómetros deve ter feito aquela motoreta!

Agora, lá em cima, não há motorizada que o carregue, nem me parece que lhe faça falta. Os anjos têm umas asinhas que os leva de um lado para o outro rápido e seguro.

Descansa em paz, filho da escola, os teus trabalhos neste mundo terminaram. Que Deus te receba na sua graça e te reserve um lugar, à sua direita!

4 comentários:

  1. Eu sei que há quem passe por aqui, mas não entendo porque não deixam um comentário! Nem que seja apenas um RIP que agora está na moda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já passei por aqui,
      Mas pelo nome esquisito
      Estanquei nesse quesito
      Li, porém não escrevi
      Ao marinheiro guri
      Conforme fotografia.
      Eu fui fuzileiro um dia
      No Exército brasileiro
      E não naval marinheiro
      De profissão ou porfia.

      O amigo, pelo jeito, é um veterano "de guerras" e pensava ser um jovem da Armada Portuguesa. Passarei mais vezes por aqui. Abraço cordial. Laerte.

      Eliminar
  2. Bom dia ex-Fuzos .
    Fiquei chocado com esta triste noticia ; era-mos grandes Amigos , tiramos o curso juntos e fomos em fevereiro de 1963 para Angola no 4* destacamento . Se nao estou em erro, (2021) depois d´uma longa data de ausencia , encontrei-o na Escola de Fuzileiros . Fui a casa dele e depois levou-me a estaçao de Pinhal Novo .
    Minhas mais sentidas condolencias a sua esposa e filhos .
    16491

    ResponderEliminar
  3. Venho de saber que o Chamusca era viuvo e que estava num lar !
    16491

    ResponderEliminar