Moçambique 1966. Um Nord Atlas e uma Secção de Fuzileiros da CF8 em trânsito de ou para o Niassa. A rapaziada que aparece na foto é tudo filho da escola de Setembro de 64. Aqueles que prestaram serviço nesta Unidade de Fuzileiros, ou fizeram a recruta no inverno de 65/65 podem reconhecer alguma destas caras. Toca a concentrar e puxar pela memória!
Puxem pela carola
ResponderEliminarEscreve o autor
Os filhos da escola
Se tratam por senhor!
No Exército por meu
Dá licença meu tenente
A guerra não venceu
O capitão mais valente
O General se escondeu?
Com a ajuda do camarada Serafim identificamos os seguintes escolas de 64 de Setembro.
ResponderEliminarDa esquerda para a direita (em cima)1975/64 Cesário-192o/64-?1603/64 Maragato-1189 Paulino (falecido)-
Em baixo-Montijo-2026/64 Angelo,1977/64 Zé dos porcos-1982/64 Manuel e por último o Barrigas.
Olá Américo!
ResponderEliminarEstive a conferir os números e o 1920 não existe. Pode ser o 1912 - José Santos Carmo?
O Montijo, suponho que te referes ao 1192 - Orlando Martins.
Sabes que o 1982 - Manuel Macedo já é falecido, não é verdade?
E o número do Barrigas, tens alguma ideia de qual pode ser?
Olá Escola Carlos.Estive tambem a analizar e o mais provável é que seja o 1912 e não o 1920,como por erro mencionei.Alias estive há pouco tempo com ele no encontro dos meus filhos da escola no vale do zebro e é facil saber a certeza.
ResponderEliminarO Montijo, é defacto o 1192/64 e peço desculpa por o não ter identificado de imediato,mas como compreenderas o tempo apaga muitas coisas da memória.Com respeito ao manuel,não sabia que tinha falecido,que lamento muito.O Barrigas, vou procurar descobrir alguma coisa sobre o seu número e o seu nome.
Um abraço
Esta era a minha secção. Não estou bem seguro do que digo, mas penso que sou eu que tiro esta foto e... se a memória me não está a pregar nenhuma partida, a rapaziada é, de pé e da esq.pª a dir.: Cesário, Tony (também eu penso que era 1920/64 ou 65), Barreiro (será?) e o outro não o reconheço; em baixo, pela mesma ordem: Orlando (Montijo), não me lembro do nome do que se lhe segue, Zé dos Porcos, Macedo (lamento muito saber que já morreu) e do último também não me lembro do nome. Terei razão em tudo que disse?
ResponderEliminarOlá filhos da escola,um bem ája para todos,reputandome á foto acima colocada com o norátelas devo dizer que algo não bate certo, julgo eu deque !!!então qual era a companhia que estava em Moçambique em 1966 ? algem se lembra? eu próprio não me esquéce poque fiz parte da mesma,em 1966 a compania que estava em Moçambique éra a n-6 comandada pelo então 1-tenente Patricio e não a 8, a nossa comição foi de 1965-1967 certo ? e a pista de aterragem em Metangula foi feita e inaugurada co m o 1-norátelas pela minha conpanhia a 6; ainda averá duvidas ? vamos a élas mandem para cá,.Com um grande abraço do 16148 Mário.
ResponderEliminarOlá Mário!
ResponderEliminarEntão quer dizer que tu saltaste da CF1 (Angola) para a CF6 (Moçambique)?
Pois deixa-me esclarecer uma coisa. A Companhia do Patrício saiu de Metangula e regressou a Lourenço Marques no último trimestre de 1966, tendo sido rendida pela CF8 de que eu fazia parte.
A malta que aparece na foto é mesmo da Companhia 8 e a viagem de Nord Atlas deve ter sido aquando do regresso a Lourenço Marques, nos fins de 1967, pois quando fomos para lá fizemos a viagem de navio até Nacala e depois de comboio até ao Catur.
Olá TINTINAINE,vamos ver se nós desfazemos esta confuzão! eu não saltei da CF1 para aCF6 ,eu estive em Angola na CF1 com o comandante Pires Dias,de 1962 a 1964, depois de regreçar aPortugal ingrecei na CF6 comandáda pelo então 1-tenente Patricio para Moçambique onde estivemos de 1965 a 1967 certo ? portanto em 1966 estavamos em Moçambique.Espero que fique esclarecido.Com um grande abraço do filho da escola.
ResponderEliminar