Só para quem conhecia bem Metangula! Sabem onde fica este recanto? A pedra onde estou sentado e a pequena ponte-cais em madeira são uma boa pista, pois eram únicas.
Vivia-se o ano de 1967, com a guerra ainda a aumentar de ritmo. Nos anos de 1965 e 1966 houve uma ofensiva generalizada que pôs o Niassa a ferro e fogo, mas os anos seguintes, talvez até 1969, quando a Frelimo começou a concentrar forças na zona de Tete, a vida para as forças portuguesas não foi má de todo. Depois, com o correr dos anos, as coisas foram piorando sempre.
De vez em quando olhava-se o infinito, pensava-se na distância e nas que estavam do outro lado!
ResponderEliminarTroca por miúdos porque não sei onde fica.
ResponderEliminarSaúde da boa!
Penso ter subido em cima desse pedregulho algumas vezes. Quantas terão sido não sei. Também penso que ficava ou ainda fica entre o Monte Tchifuli, próximo da Base Naval?
ResponderEliminarA pequena ponte de madeira dava acesso à estação de bombagem que servia para encher o depósito da Torre do Farol.
ResponderEliminarNo nosso tempo, havia o cuidado de não levar para ali nenhuma embarcação para não derramar gasóleo e poluir a água que bebíamos. Mais tarde construiram ali um cais de acostagem e é quase garantido que continuam a bombar a água do mesmo sítio, até aos dias de hoje.
Burros como socos!