nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Memórias de fuzileiro!

 

Registo de visitantes (estatísticas)

Estamos quase a chegar ao fim do ano - bissexto, azarado e pandémico - e reparei que, muito embora as minhas poucas publicações, apenas duas, ainda há quem continue a visitar este blog. Se deixassem ficar alguns comentários talvez me motivassem a escrever qualquer coisinha, de vez em quando, mas agora, o que está na moda é o Facebook. Há muitos fuzileiros, no activo e reformados que andam por lá todos os dias e há até grupos ligados à Marinha, Filhos da Escola e Fuzileiros que enchem as páginas de fotos, memórias de guerra e, à falta de melhor, receitas de petiscos, trabalhos na «machamba», viagens de recreio e outras coisas como estas.

Hoje, telefonou-me um «filho da minha escola» que fez 3 comissões em África, uma delas em Moçambique, e estivemos a recordar um pouco do nosso passado comum. Eu só conheci o Niassa, norte de Moçambique, como teatro de guerra. Ele, maioritariamente, lutou em Angola, mas foi acabar a sua carreira de fuzileiro em Moçambique. Esteve em Porto Amélia (agora chama-se Pemba), amargou um pouco as agruras do Niassa e foi acabar em Nampula. Depois disso, regressou à Metrópole, tirou as divisas de Cabo das platinas e fez-se à vida civil. Emigrou, andou pelo Médio Oriente e acabou em França, onde formou família e se reformou.

Ambos pertencemos ao 2º Pelotão da 1ª Companhia de Recruta, comandado pelo Sargento Manuel Bicho que é vivo ainda e mora ali para os lados de Condeixa. O pelotão tinha quatro secções, sendo as três primeiras formadas por voluntários (meninos do leite, como nos chamavam) e a última por recrutados que eram 3 a 4 anos mais velhos que os voluntários, muitos dos quais só fizeram 17 anos depois de terminado o Curso de Fuzileiros.

A Guerra do Ultramar obrigou à ressureição dos fuzileiros, custou algumas vidas e criou amizades que perduram para além dessa guerra amaldiçoada, em que fomos obrigados a participar para cumprirmos o nosso dever como militares. Honra e glória aos caídos nessa luta, com alguma felicidade nós escapámos com vida para contar a História.

6 comentários:

  1. Bom dia filho da Escola ! Obrigado por fazeres recordar os nossos tempos em que vetia-mos o fato de aluminio e tinha-mos como chefes " bichos, lagartos e pastores ". Belos tempos em que de estudante passei a formaçao de guerrilheiro e assiduo do Bairro Alto , Intendente , Cais do Sodre e parque Eduardo VII.Apesar de menino de copo de leite, fui bem formado para as noites Parisiennes e rua Saint Denis .
    Nao segui a carreire militar, porque nao tinha esse espirito e detestava os " analfabrutor " que nao tiveram aproveitamento em suas especialidades e vieram estragar a vida a muitos eram Orgulhosos de ser Fuzileiros de raiz .
    Saude a toda a Malta da Escola e faço votos para rever todos esses que vao vejo ha 58 anos !

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo desempenho de funções de Estado.
    E ainda preste atenção aos protocolos de saúde máximos para evitar a exposição a vírus.
    Saudações de um país distante da Indonésia.

    ResponderEliminar
  3. Do you need Finance? Are you looking for Finance? Are you looking for finance to enlarge your business? We help individuals and companies to obtain finance for business expanding and to setup a new business ranging any amount. Get finance at affordable interest rate of 3%, Do you need this finance for business and to clear your bills? Then send us an email now for more information contact us now via (financialserviceoffer876@gmail.com) whats-App +918929509036 Dr James Eric Finance Pvt Ltd Thanks

    ResponderEliminar