Foi hoje o dia em que me lembrei de ir folhear a Revista da Armada do mês de Maio. Uma vez que a nossa idade, minha e dos filhos da minha escola ou camaradas com quem partilhámos comissões no Ultramar Português, passou dos 70 e continua avançando imparável, pelo que vai ser cada vez mais comum esbarrar-me com notícias do falecimento de mais alguém.
A lista de falecidos deste mês nem é muito longa, mas saltaram-me logo à vista dois nomes. Um deles. o António Lemos Lopes Belo, que foi meu camarada na CF8 e respondia pela alcunha de «Viseu». Segundo informações que eu tinha recebido, ele morava em Luanda, mas não fazia ideia que ele tinha ascendido à categoria de oficiais antes de abandonar a Marinha. Foi, portanto, com surpresa que vi o nome dele na revista e o posto de Subtenente que lá vem mencionado.
O outro nome, Fernando Pacheco Amador (16904), corresponde a um filho da minha escola (não fuzileiro) que, no ano passado por esta altura, quando o tentei contactar por causa do nosso convívio, estava já bastante doente e até internado no Hospital de Benfica. Não foi, por isso, uma grande surpresa esta notícia.
Que descansem em paz, já que mais nada podemos fazer por eles nesta vida!
Eu conheci de perto o Belo(ou Viseu).Era um grande atleta e jogamos juntos na área do Alfeite Futebol,Andebol Basquet e volley.Equanto Sarg.convivemos também na messe. Quando fui para a ENaval,raramente o via.
ResponderEliminarSei que saiu Oficial mas não sabia que tinha ido para Angola.
Não sei pormenores mas diz-se que não terá morrido de morte natural.
Assassinado? Por agora mais não sei.
Abraço Fuzo
Lamento ter-se perdido o meu comentário, quando li aqui que o meu amigo "Viseu" tinha falecido. PAZ Á SUA ALMA. Descansa em Paz amigo.
ResponderEliminarPorque somos quase conterrâneos, e tínhamos algumas afiniçoes, é com saudade que vejo partir mais um do grupo. De uma seriedade a realçar ate ao poder e capacidade de organizar e liderar. Só o vi fracassar uma vez: foi numa aula de judo na praia da Ilha do Cabo em Luanda. Ele que tinha desafiado o prof. foi correto ao pedir desculpa quando imobilizado e se levantou. Belo exemplo amigo. Ate Sempre...
Fernando Portela
Desta vez correu bem, como podes ver.
ResponderEliminarO Viseu e eu fizemos uma comissão juntos na CF8, em Moçambique. Antes disso acho que ele esteve em Angola, na CF1. E tu, onde o conheceste?