nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Cerimónia: homenagem aos primeiros Fuzileiros-II

Foi pois o Comodoro Reboredo e Silva que deu origem ao ressurgimento dos Fuzileiros na Armada quando, na sequência da sua proposta, os candidatos seleccionados foram, em 22 de Agosto de 1960, frequentar o Curso de especialização do “ Command Course”em Inglaterra no Centre Royal Marine. Nesta cerimónia, o senhor Almirante do Corpo de Fuzileiros sublinhou que a equipa de voluntários que seguiu para a Inglaterra foi melhor escolha: três marinheiros de manobras, jovens, generoso e motivados (Mário Claudino viria a ser o primeiro classificado do curso, incluindo os ingleses) e

Na foto, da esquerda para a direita, os marinheiros Ludgero Silva ( Piçarra), Mário Claudino e João Cândida Santinhos
um oficial da Marinha. Foram estes os homens que instruíram e formaram os primeiros fuzileiros e que ainda hoje são exemplo e um grande incentivo para os voluntários. Foi assim acertada a proposta do Chefe do Estado Maior da Armada ao Ministro da Marinha ao indicar que: ..O curso será ministrado pelo 2.º tenente Alberto Manuel Barreto Pascoal Rodrigues e 3 marinheiros fuzileiros monitores, habilitados com o “command Course” que frequentaram em 1960, em Inglaterra, no Infantry Training Centre, Royal Marines ..(citação da alínea d) da proposta no 93 de 26 de Maio de 1961 do Vice-Almirante Joaquim de Sousa Uva CEMA para o Ministro da Marinha do Livro FUZILEIROS de Luís Sanches de Baêna, CF FZE).


O primeiro Curso de Fuzileiros Especiais, preparados por estes homens, foi o Destacamento de Fuzileiros Especiais nº 1 (DFE-1) que partiu para Angola em 10 de Novembro de 1961, comandado pelo 1º Tenente Augusto Henrique Coelho Metzener.
Desfile do 1º curso de fuzileiros no Corpo de Marinheiros. Fonte ACM/do livro FUZILEIROS autor Luís Sanches Baêna.

Sem comentários:

Enviar um comentário