nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

domingo, 23 de novembro de 2008

Passeio Lisboa-Cascais

O Passeio Lisboa-Cascais foi um percurso citadino organizado por mim, a pedido do Almada. Era o 3.º Encontro do DFE4 (5 de Abril de 2008) e o Almada, amigo pessoal do comandante e da esposa quis proporcionar uma boa estada em Lisboa, como, aliás, tem sucedido em encontros semelhantes. Infelizmente, o dia esteve chuvoso e não ajudou muito o passeio. Ainda assim, foi muito agradável. Fomos os três casais: O Comandante, o Almada e eu com as respectivas mulheres.
O passeio começou precisamente pela visita ao Palácio Nacional de Queluz que, passo a publicidade, vale a pena visitar não só por se tratar de um monumento nacional como pela sua história e beleza.
No caso do Comandante Pascoal Rodrigues e a esposa era uma visita que fazia todo o sentido histórico. Havia uma ligação da família Real Portuguesa ao Brasil. Depois, a coincidência do Fuzileiro nº 1, da época actual, residir há vários anos no Brasil e da sua esposa e filhas serem brasileiras.

O Palácio de Queluz (antiga Casa do Infantado por Alvará Régio de D. João IV de 1664) foi residência oficial da Família Real em 1794 e D. Pedro IV nasceu nele em 12-10-1798.
Em 1807 a Família Real parte para o Brasil, escoltada pelos fuzileiros portugueses. D. Pedro vem a ser o primeiro Imperador do Brasil e só por razões históricas muito fortes retornou a Portugal, vindo a falecer no mesmo quarto onde nascera em 1834.
Aqui fica o vídeo com algumas imagens desse acontecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário