nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Notícias de Fuzileiros




O Corpo de Fuzileiros tem novo Comandante
Teve lugar no dia 8 de Outubro de 2008 a cerimónia de rendição do cargo de Comandante do Corpo de Fuzileiros, presidida pelo Comandante Naval, VALM Vargas de Matos. A cerimónia decorreu na Escola de Fuzileiros perante ilustres entidades civis e militares, que com a sua presença deram brilho e lustre ao evento, transmitindo um sinal de apoio pessoal e institucional a todos os que servem a Marinha e o País no Corpo de Fuzileiros.
As Forças em Parada, comandadas pelo 2º Comandante do Corpo de Fuzileiros, Capitão-de-mar-e-guerra Pires Carmona, constituídas por alunos dos cursos de formação integrados no Batalhão de Instrução, pelo Batalhão de Fuzileiros n.º 1, integrando uma Companhia da Unidade de Polícia Naval, por um pelotão da Unidade de Meios de Desembarque e outro da Companhia de Transportes Tácticos, por companhias dos Batalhões de Equipagem da Escola e da Base de Fuzileiros e pela Força de Desembarque da Componente Naval do Sistema de Forças Nacional, integrando o Batalhão de Fuzileiros n.º 2, o Destacamento de Acções Especiais e a Companhia de Apoio de Fogos.
Após a leitura da Ordem de Dia ao Comando do Corpo de Fuzileiros e da imposição da medalha de Serviços Distintos, grau prata ao Comandante do Corpo de Fuzileiros, VALM Carvalho Abreu, seguiu-se a revista às forças em parada e a entrega do Estandarte Nacional, pelo VALM Vargas de Matos ao Comandante do Corpo de Fuzileiros empossado, Contra-almirante Picciochi.
Na sua alocução, o novo comandante sublinhou a honra que sentia por ter recebido o Estandarte Nacional do VALM Vargas de Matos, tendo referido que "...Nesta Escola, casa mãe dos Fuzileiros, recebeu a sua boina o Comandante do DFE10. Honrou-a desde Magoé até ao desempenho das funções que agora assumo e, por fim, como Comandante Naval. Continuando ao serviço da Marinha, abandona uma longa carreira operacional honrando o botão de âncora e a boina azul ferrete. Relembro, da sua posse como Comandante do Corpo de Fuzileiros, a alusão ao dilema de "... um Marinheiro de boina ou um Fuzileiro de boné..." que, afinal, tão bem soube gerir. Os Fuzileiros vêm partir o seu almirante, permita-me que lhe lembre, não em meu nome, mas em nome de todos eles, que neste Corpo será, eternamente, um "... Fuzileiro para sempre!..." e pelo facto de "...A Escola de Fuzileiros, para além de uma eterna referência para os militares da boina azul ferrete, é hoje a porta de entrada da quase totalidade dos militares da Marinha. Assumir funções nesta Escola é pois uma honra redobrada. Na esteira de ilustres antecessores, de que V. Excelência é um exemplo próximo, sinto-me obrigado a, desde já, declarar o meu total empenho no cumprimento da missão que me foi cometida."
Seguiu-se o desfile em continência das Forças em Parada, tendo a cerimónia terminado na Sala Museu do Fuzileiro com um Porto de Honra.

Sem comentários:

Enviar um comentário