Assim, decidi usar esta foto de grupo, onde ele aparece, à esquerda, por cima da cabeça do Zé Carlos (Gato) que é o primeiro, em baixo, do lado esquerdo. Os outros camaradas sargentos que aparecem nesta imagem - Patrão e Fonseca (Mano Chico) - são também já falecidos, assim como o Cabo Carlos Alberto que está ali a espreitar do lado direito. Fica no comando desta rapaziada que continua a lutar para não embarcar na última viagem, o Tenente Ribeiro que era o comandante do meu pelotão.
A foto foi tirada numa visita à fábrica de cerveja do Vale do Infulene, a 2M, e eu não apareço na foto, portanto devia estar de serviço, ou ter encontrado algo mais interessante para fazer.
Do sargento José Costa não tenho muito a dizer, nem bem nem mal. Nunca privei com ele e não me lembro de ter feito qualquer serviço, ou saída para o mato, no Niassa, com ele. Lembro-me de ele ter levado com um invólucro de munição da G3, na carreira de tiro da Machava, e ter ficado com um defeito num dos olhos.
Agora, recebeu a guia de marcha para o último destacamento da sua vida, assinada pelo punho de S. Pedro. As encrencas deste mundo ficaram para trás, que Deus lhe dê o eterno descanso.