nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

CF4 - Sem continuação!

Finalmente consegui apanhar ao telefone o Manel Alexandre que supostamente me iria ajudar a entender como foi criado o blog da CF4 no Sapo. Falei com ele durante uma hora, contou-me a sua vida desde pequenino, ainda me deu uns lamirés sobre o DFE13, de que também fez parte, tal como "notre ami Philippe", mas da Companhia de Fuzileiros Nº 4 ou dos filhos da sua escola, de quem ando à procura, nada de nada.
A respeito da comissão em Moçambique que era o assunto que mais me interessava, contou-me que foi de Lisboa directo a Porto Amélia, acompanhado de mais uma dúzia de camaradas, e lá passou cerca de um ano. Foi depois para o Niassa, passou pelo Cobué durante algum tempo, mas não sabe precisar quanto.
Diz também que conviveu muito pouco com o restante pessoal da Companhia e não tem grandes recordações daqueles tempos. A Unidade de Fuzileiros que mais o marcou foi o DFE13, comissão em Angola, em que os grumetes eram todos da incorporação de Março de 1964, quer dizer, filhos da sua escola. O Filipe Cruz e vários outros filhos da minha escola, entre eles o Fernando Bento de Sousa falecido não há muito tempo e cujo filho Helder é um dos leitores deste blog, que tinham acabado de regressar de Angola no DFE4, faziam também parte deste Destacamento.
Depois do Niassa houve uma passagem por Lourenço Marques que durou cerca de dois meses e meio, aguardando por transporte para a Metrópole e que, segundo o Manel Alexandre, foi o melhor de toda a comissão, uma verdadeira festa.
Para terminar a conversa, contou-me que o comandante do DFE13 vive em Paris, sendo portanto vizinho do nosso "Manu". Só me admira ele nunca me ter falado nisso.
E vou deixar aqui duas fotografias que retirei desse «velho e abandonado blog» da CF4, uma vez que me parece que no Sapo ninguém as vê. E com isto dou por encerrado o assunto desta Companhia, uma vez que não encontro quem alimente a história.


Uma engraxadela no sapatinho da ordem, na passagem por Luanda


Momento de relax, a bordo do Vera Cruz

Sem comentários:

Enviar um comentário