nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Fuzileiro «Papa Milhas»!


De seu nome Camarada este algarvio de Vila Real de Santo António é um camarada de comissão e um grande camarada para aqueles que têm a honra de ser seus amigos.
Durante a festa do Cinquentenário da nossa recruta posou para a fotografia junto do Guião da CF2 em recordação dos tempos em que pertenceu a esta Unidade de Fuzileiros que fez comissão em Moçambique. Lá conheceu uma rapariga sul-africana com quem viria a casar e partilhar a sua vida de aventuras até hoje. Passou muitos anos na Africa do Sul, correu meio mundo e quis acabar os seus dias na terra que o viu nascer. Tem 72 anos de idade, muita energia e trabalha ainda como fogueiro-motorista nos barcos de recreio da foz do Guadiana.
No título desta mensagem usei a designação de Papa-Milhas por causa de um feito que ficou na história. Ele atravessou os Estados Unidos, de costa a costa, a correr. São mais de 3.000 quilómetros! Fala-se muito e fazem-se grandes reportagens por muito menos que isso.
E há outra aventura que vale a pena referir aqui também. Para auxiliar um amigo com deficiência, ele e um outro filho da escola decidiram fazer um peditório ambulante. A ideia era caminhar ou correr de Lisboa até Vila Real e ir pedindo a todos que encontrasse pelo caminho. Montou-se a caravana com cartazes, carro de apoio e acompanhantes para dar um espectáculo que motivasse as pessoas a contribuir para o peditório. E qual o mérito do Camarada? Pois, correu de Lisboa até à foz do Guadiana sem a companhia de ninguém, os outros foram todos bem acomodados dentro dos carros. Não sei quantos dias demorou, nem quantos quilómetros fazia por dia, mas imagino que, pelo menos, uma maratona completa por dia teve que fazer. É de se lhe tirar o chapéu!
Como costuma dizer-se - a sua vida dava um livro!

4 comentários:


  1. De olhar vivo e nada sisudo
    Este nosso amigo, Camarada,
    Pelos outros aposta tudo,
    Em troca, não leva nada.
    Dar é tão útil como receber
    Mesmo que seja dinheiro
    Havendo nisto a força do querer
    Deste heroico Fuzileiro

    ResponderEliminar
  2. Pessoal deste calibre não se fabrica mais... Se for a Portugal lá estarei na Foz do Guadiana para conhecer, o Camarada!

    ResponderEliminar
  3. E eu convencido que era um grande caminheiro, a partir de agora tenho que meter a viola no saco quando falar em caminhar.
    Um abraço
    Virgílio

    ResponderEliminar