nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

quarta-feira, 19 de março de 2014

Lanchas da Figueira!


Caro amigo António Querido
Deves lembrar-te tão bem como eu da LFP Saturno que chegou a Metangula ao mesmo tempo que nós. Por falar nisso, havia um membro da tripulação, o João, que era fogueiro-motorista (agora diz-se condutor de máquinas) e de quem me tornei muito amigo. Desde que abandonámos Metangula, nos fins de 1967, nunca mais o vi nem ouvi falar dele. Coisas da vida atribulada de quem se vê metido em guerras que não são suas.
Mas aquilo que me fez escrever-te este recado foi a placa que podes ver na foto acima e que estava cravada na amura da Saturno. Sabias que ela foi construída nos Estaleiros do Mondego? Quando lá estivemos deves ter reparado nesta chapinha e ficado todo inchado de orgulho por saber que navegava na frota de lanchas do Niassa uma que tinha sido construída na tua terra. E, se calhar, as duas irmãs gémeas, Marte e Urano, foram também construídas no mesmo sítio. Isso é coisa para te deixar todo babado!

2 comentários:

  1. Depois do dever cumprido
    Pelo Tintinaine, estás a ser louvado
    Da Saturno o António Querido
    Está com certeza lembrado.

    Até eu que não pertenci à Marinha,
    Penso que a vi no Lago Niassa navegar
    Num dia de sol brilhante à tardinha
    Marinheiros nela iam a remar!

    Talvez direcção ao Cobué,
    Num dia de navegação normal
    Sem se perder a esperança e fé
    Foi o fim do Império Colonial!

    ResponderEliminar
  2. Deixava-me muito honrado, estive quase para entrar nos Estaleiros Navais do Mondego como soldador, antes de emigrar, foi aqui a 200m da minha casa que quase todas as lanchas da Marinha foram construídas, para agora terminar em ruínas, estava rodeado de fábricas ligadas às conservas e tudo o vento levou, resta a lota e duas empresas de congelados, são os tempos em mudança.

    ResponderEliminar