No passado dia 20 do corrente mês de Setembro reuniram-se na Escola de Fuzileiros os resistentes da primeira recruta de fuzileiros realizada em Vale de Zebro. Quiseram comemorar ali o 53º aniversário da sua incorporação na Marinha de Guerra Portuguesa e o início da sua preparação como fuzileiros. A Guerra Colonial tinha-se iniciado apenas há seis meses, em Angola, e urgia preparar gente para fazer frente a quem ameaçava a nossa soberania naquele território. Pois, foi a esta rapaziada que vêem nas fotos abaixo que coube essa responsabilidade e um ano depois desta data já andavam a dar o litro nas matas africanas.
Como se pode ver, já não são muitos aqueles que estão em condições de responder à chamada. A idade pesa, as distâncias são um grande obstáculo e a crise em que o nosso país vive mergulhado também não ajuda nada. Quase metade dos presentes foram meus camaradas na Companhia de Fuzileiros Nº 2 e são velhos amigos.
O Carlos Alberto Ferreira, conhecido nos fuzileiros pela alcunha de Almada, foi o organizador deste convívio e merece os meus parabéns pelo sucesso da operação. E além dos parabéns um abraço que aqui lhe deixo, se por aqui passar.