nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Os açoreanos!

Na CF8 tínhamos dois açoreanos, o Pepe que era voluntário e o Natalino que era recrutado, ambos da escola de Setembro de 1964. No ano em que a Companhia passou em Lourenço Marques formou-se uma «troupe de motoqueiros» que era coisa séria. O Pepe com a sua Triumph 250 era um dos mais carismáticos. Eu que conduzia uma Java CZ 175, sentia uma inveja danada, pois a Triumph era a mota dos meus sonhos.
E depois havia uns quantos mais, mas quero destacar o Margato com a sua V5 que andava mais que todas as outras e o Serafim com a sua BSA 250. A este tive que lhe dar instruções de condução, na minha Java, para ele se atrever a comprar a BSA. E depois, antes de ele tirar a carta, ia para a cidade a guiar a mota, com ele na pendura. Bons tempos que não posso esquecer nunca.
Mas, voltando aos açoreanos, pois é esse o tema, nem o Pepe nem o Natalino eram do meu pelotão e por isso era raro encontramos-nos em serviço. Nas licenças, pela sua maneira de ser e pela mota que conduzia, eu e o Pepe juntámos-nos algumas vezes. Com o Natalino não me lembro de qualquer história que pudéssemos ter partilhado.
Mas este açoreano recrutado pertencia ao pelotão do Páscoa e como ele está a pensar ir aos Açores brevemente, vou recomendar-lhes que marquem um encontro para se reverem e matarem saudades dos tempos vividos em Moçambique. Pelo menos, dos vividos no Niassa, pois aí o contacto era muito mais estreito e fosse o que fosse que nos acontecia, ficava na memória para sempre.
Estás a ouvir, oh Páscoa? Manda um recado ao Natalino a avisar da data da tua chegada!

Parece irmã gémea da minha!!! 

3 comentários:

  1. Oh meu malandro, esqueceste a minha Tuatsu em Lourenço Marques!
    Diz-me uma coisa, dá-me uma martelada na cabeça, é que já não me lembro se este camarada, aqui na foto comigo é o Natalino, ou o pepe? Lembro-me deste perfeitamente, era da minha escola só não me lembro do nome! Tens algum contacto deste malandro?
    A partida para os Açores será dia 29 de março e regresso dia 1 de abril, aterramos em S. Miguel, mas temos um autocarro à nossa espera que nos levará ao Hotel, (ainda não sei o nome), vou integrado num grupo de professores figueirenses, mas se tiveres algum contacto dele, podemos-nos encontrar no Hotel! Se ele lê o "Escola de Fuzileiros", deixo-lhe um grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. A menos que eu esteja enganado, este é o Natalino (Número de Matrícula da Armada 2006/64) e não é portanto filho da tua escola.
    Abre a tua conta do Facebook, pesquisa pelo nome Natalino Bairos e envia-lhe um pedido de amizade.

    ResponderEliminar
  3. Tá feito, estive ontem meia hora ao telefone com ele! Deve haver aqui um engano porque este que é o Natalino, é da minha recruta! Daí esta foto! Ou então foi comigo para Angola!

    ResponderEliminar