nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

quarta-feira, 28 de março de 2012

Honra e Glória!


No próximo sábado aqui estaremos, junto ao memorial dos fuzileiros caídos na Guerra Colonial. Umas palavras ditas em sua memória e uma coroa de flores que ali depositaremos é tudo o que podemos fazer por eles. A Pátria que os sacrificou não os reconhece mais. As políticas e os políticos mudaram e outros interesses ocupam as suas mentes.
Nós, os recrutas de Março de 1962, cumprimos o nosso dever. E no dia 31 do corrente mês de Março, lá estaremos de novo para testemunhar a quem lá aparecer que o sentido de camaradagem continua bem vivo dentro do nosso peito e não esqueceremos os nossos camaradas e amigos que não sobreviveram ao conflito.

domingo, 18 de março de 2012

Constituição da Companhia 2!

Embora este blog esteja mais ou menos abandonado, achei por bem publicar aqui estas imagens de um documento que encontrei no fundo de uma gaveta quando andava à procura de outra coisa. Ao ser criada a Companhia Nº 2 de Fuzileiros, o que aconteceu a 3 de Outubro de 1962, era preciso destacar para essa Unidade alguém que lhe desse corpo.
Estas imagens representam a «Ordem do Dia» Nº 198 de 10 de Outubro, onde constam os nomes dos primeiros membros da CF2 em que me incluo. Aqui fica para a História, já que na Torre do Tombo não vai constar com toda a certeza.



quarta-feira, 7 de março de 2012

Patrício & Maxfredo!


Aqui estão dois oficiais de Marinha que estão e ficarão para sempre, intimamente, ligados à história dos Fuzileiros do Século XX e, por consequência, à Guerra do Ultramar. Ambos comandaram Unidades de Fuzileiros que prestaram serviço em Moçambique, na mesma altura em que por lá andei também. Com eles me cruzei, ora na capital Lourenço Marques, ora nas lonjuras do Lago Niassa.
No próximo dia 31 de Março estarão na Escola de Fuzileiros alguns dos homens que o 1º Tenente Patrício, em Março de 1962, destinou à Escola de Vale de Zebro para dar início a uma recruta de 4 meses e cujo comandante era o 1º Tenente Maxfredo.
Ambos podem ser vistos na foto acima e sempre tive a intenção de os convidar a estar presentes na comemoração do nosso Cinquentenário. Entretanto as coisas complicaram-se, isto é, não correram tão bem como eu esperava e acabei por não lhes endereçar o necessário convite. Isso não quer dizer que o não venha a fazer ainda. A ver vamos como correm os próximos 10 dias.