nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Fuzileiros - História!

Conforme informação recebida do administrador do blog «Barco à vista» aproveito para deixar aqui esta informação que é de interesse para todo o fuzileiro que se preza.
ooOoo
Directores de Instrução (DI)/Directores Técnico-pedagógicos (DTP) 

Escola de Fuzileiros 

Pela Portaria n.º 18509 de 03JUN61 é criada a Escola de Fuzileiros (EF) integrada no Grupo N.º 2 Escolas da Armada (G2EA). 

CTEN Melo Cristino 28JUN61 a 31JUL65 
CTEN Loureiro Barbosa 11AGO65 a 21MAR67 
CTEN Alpoim Calvão 21MAR67 a 03FEV69 

Pela Portaria n.º 23892 de 03FEV69, a Escola de Fuzileiros desintegra o G2EA passa a funcionar como unidade independente. 

CTEN José Luís Pinto Gomes Teixeira JAN70 a JUL72 
CTEN João Geraldes Freire JUL72 a FEV74 
CFR José de Almeida Costa Cardoso Moniz FEV74 a JUN74 
CTEN Pedro Miguel Peixoto Correia do Amaral JUN74 a MAI77 
CTEN FZ José Luís Pereira D’ Almeida Viegas MAI77 a FEV80 
CTEN FZ Silvério Teixeira Rodrigues FEV80 a MAI83 
CTEN FZ Francisco Manuel Lhano Preto MAI83 a ABR87 
CTEN FZ Manuel Severino Gaspar de Sousa Dias ABR87 a SET91 
CTEN FZ José da Conceição Góis SET91 a JUN95 
CTEN FZ Albano Matos Fernandes Pereira JUN95 a MAR96 
CTEN FZ João Baptista da Cruz Hermenegildo MAR96 a SET00 
CFR FZ Abel Sousa Ribeiro SET00 a JUN05 

Com a reorganização do Sistema de Formação Profissional da Marinha (SFPM) e na sequência da publicação do Despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, n.º 35/05 de 03JUN, é aprovado o Regulamento Interno da Escola de Fuzileiros, o cargo de Director de Instrução (DI) passa a designar-se Director Técnico-pedagógico (DTP). 

CFR FZ Abel Sousa Ribeiro JUN05 a DEC05 
CFR FZ António Augusto Pereira Leite DEC05 a FEV08 
CFR FZ Henrique José Marques Alberto FEV08 a DEC10 
CFR FZ Joel Carlos Neto dos Santos Formiga DEC10 a 

Julga-se que o Batalhão de Instrução (BI) deverá ter sido criado pelo ano de 1977 (não foi possível encontrar documento formal com a criação do BI). 
A confirmar-se a data de criação do BI, o seu primeiro Comandante, por inerência de cargo, então DI, foi o CTEN FZ José Luís Pereira D’ Almeida Viegas.

sábado, 16 de junho de 2012

Triiim, triiim, número errado!

Vocês não vão acreditar naquilo que me aconteceu hoje!
Estava eu aqui entretido a ver umas fotos no Facebook, por coincidência de uns amigos e amigas de Lichinga (antiga Vila Cabral) capital da Província do Niassa/Moçambique, quando toca o meu telemóvel e alguém pergunta do outro lado da linha:
- És tu Miranda?
- Miranda? Não, daqui fala um Silva que é o dono desse número de telefone que marcou.
- Oh diabo, então enganei-me no número. Estava convencido que este número era do Miranda Capitão-Tenente reformado da marinha.
- Marinha? Você disse Marinha? Eu também fui marinheiro e se tem este número na sua agenda de contactos alguma ligação deve haver entre nós. Eu fui fuzileiro e estive em Moçambique nos tempos da guerra.
- Eu também, assim como o Miranda com quem eu estava a tentar falar. Estivemos em Metangula, no Lago Niassa.
- Bem, vamos por partes. Em que Unidade e qual era o seu número?
- Na Companhia 8 e 9. E o meu número era o 2006.
- Só 2006? isso era número antigo ou moderno?
- Antigo? Moderno? Eu só tive esse!
- Então era um barra. De que ano?
- De 64.
- O 2006/64 era o Natalino, o açoreano da minha Companhia, a 8!
- Pois era. Sou eu.
Quando andei à procura dos camaradas desta Companhia, ninguém me soube dar notícias dele. Houve até alguém que me disse que achava que ele devia ter falecido, pois era bastante doente já nos tempos em que fizemos a nossa comissão juntos. Mantenho comigo a lista de toda a Companhia, com indicação dos que já faleceram (só este ano já se foram 2) e com bastantes espaços em branco, por não saber o que lhes aconteceu ou por onde andam. Hoje preenchi um desses espaços com um endereço da Ilha do Faial, os números de telefone de contacto e um endereço de e.mail.
Veio-me à memória aquilo que disse o Rafael - deixa de os procurar que eles aparecem-te, encontram-te eles a ti!

sábado, 9 de junho de 2012

Estou pronto a cumprir o juramento!

«Juro, como português e como militar, guardar e fazer guardar a Constituição e as leis da República, servir as Forças Armadas e cumprir os deveres militares. Juro defender a minha Pátria e estar sempre pronto a lutar pela sua liberdade e independência, mesmo com o sacrifício da própria vida.»
ooOoo
Com o caminho que as coisas estão a levar, onde os políticos se transformaram em salteadores sem escrúpulos e a Justiça foi ocupada por magistrados desonestos que vão fechando os olhos ao que se passa, ou pior ainda, vão alinhando nas manigâncias dos políticos, mais cedo ou mais tarde teremos que dar um passo em frente e pôr ordem na "caserna".
Eu estou preparado!

domingo, 3 de junho de 2012

Ao que tu chegaste...!

Só para não deixar este blog abandonado por muito tempo, uma vez que ele é a minha ligação umbilical com a Escola que marcou uma época importante na minha vida, deixo aqui duas imagens da mais famosa pista de combate de Portugal, a «Pista do Lodo».
Por elas se pode ver que a formação de fuzileiros já viu melhores dias. Ou então os instrutores preferem não obrigar o pessoal a sujar a farda. No meu tempo era meia bola e força. À meia volta já estávamos enfiados no lodo, fosse por castigo ou obrigação escolar.
A guerra não é coisa boa e formar gente para a fazer talvez também não seja a coisa mais acertada. Se calhar é melhor meter a pista no Museu e exigir que nunca mais seja preciso fazer a guerra. Viver em paz para sempre seria uma experiência formidável!



sexta-feira, 1 de junho de 2012

Comentar os comentários!

Como este blog está mais ou menos ás moscas, os poucos comentários que aqui caem depressa são esquecidos. Muitos dos leitores nem se dão ao trabalho de abrir os comentários e ver o que lá se diz. E posso garantir-vos que alguns comentários são mais interessantes que a matéria publicada.
Hoje dei uma volta pelos comentários do mês de maio, a título de balanço, e em 3 casos específicos quero dar uma resposta que se veja e seja, ou possa ser, lida por aqueles que não abrem os comentários.
O primeiro caso é um comentário assinado por «C.B.» que diz ser filho do Pedro Serrano Batista, um filho da escola que fez comissão em Angola no DFE4. Conta que o seu pai morreu em 20 de Agosto do ano passado e agradece a todos aqueles que honraram o seu pai com uma amizade sincera. Devo dizer que, no início, este blog era maioritariamente usado pelo Álvaro Dionísio, também ele membro do DFE4 e camarada do Pedro Batista. Ele tem conhecimento que o seu camarada de Destacamento faleceu, porque na lista que me enviou no princípio deste ano, para efeitos da festa do Cinquentenário, já lá trazia esse apontamento. No meu caso e como não conheci o Pedro Batista, nada mais posso fazer a não ser deixar aqui esta nota para os camaradas do DFE4 que eventualmente passem por aqui.
O segundo caso é um comentário assinado por alguém chamado Fernando que parece ter pertencido à CF1, a mesma em que o Páscoa fez a sua primeira comissão. E falo nisso porque ele me pergunta uma coisa que não compreendo nem sei como responder. Ele pergunta se o Arlindo ainda anda pelos tribunais. Eu só conheço o Arlindo, filho da escola do Leiria, que esteve connosco na CF8, em Moçambique. Sei que ele também pertenceu à CF1 e o Páscoa deve lembrar-se dele, mas de tribunais não sei nada. Não entendo se o Fernando quer dizer que o Arlindo trabalhou num tribunal depois de sair da Marinha, ou se teve algum problema que o obrigou a andar por lá mais do que gostaria. Peço ao Páscoa que puxe pela cachimónia e deixe aqui um comentário que me ajude a perceber o que se passa e quem é o Fernando que assina o comentário.
O terceiro caso é um comentário do Virgílio que diz não lembrar-se do Sargento Bicho. Claro que não poderia lembrar-se, pois ele partiu para África, em comissão, no ano de 1963 e o mais provável é nunca mais ter parado na Escola de Fuzileiros.

Someone like you - Adele