nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

sábado, 3 de novembro de 2012

Passatempo!


Enquanto espero que comece o jogo do Benfica (e espero também que seja um grande jogo e tragam de lá os 3 pontos) e para vos ajudar também a passar o tempo sem o habitual stress das longas esperas, vou propor-vos um pequeno jogo. Como ponto de partida dou-vos apenas uma pista - esta foto pertence ao Luís Oliveira. E quero que me respondam a 3 perguntas. A saber:
1º - Em que lugar foi tirada esta fotografia?
2º - Que Unidade de Fuzileiros segue em desfile?
3º - Será Albertino Veloso um dos participantes no desfile?
4º - Qual a marca do avião que está na pista?

10 comentários:

  1. Easy o tanas, a foto foi retirada de algum baú cheio de bolor e só sei duas... A foto foi tirada no Metangula International Airport... E o avião um Nordatlas... Será?!

    ResponderEliminar
  2. Claro; aeroporto de Metangula,que em tempos idos, era maningue famoso, porventura, o mais importante de África, onde lá desembarcara muita gente importante. O resto não sei.
    Laranjeira.

    ResponderEliminar
  3. Mas haverá algum prémio se um gajo acerta em todas?!... Assim como uma estadia para 2 with breakfast no Hotel Polana?!... Hehehe!!!

    ResponderEliminar
  4. Vou esperar por mais respostas antes de desvendar o segredo.

    ResponderEliminar
  5. Antes de se desvendar o segredo eu continuo a entender que é metangula a não ser que haja dois locais iguais.Mas seja como for,não seria necessário tanto aparato só para capim ver.Uma coisa tenho a certeza,essa unidade não era C.F.8 porque para chegarmos ao nosso destino procedentes da Machava e depois de termos desembarcado em Nacala no navio pátria, para chegamos ao nosso destino,seguimos num comboio de "luxo em primeira classe" movido se a memória não me falha a carvão,com escarros nos estrados e nas paredes,com destino a Nampula.Daí seguimos para Vila Cabral em camiões do Exército(coluna)onde pernoitamos nesse quartel até romper a aurora, em cima de bancos compridos do refeitório.Ao romper do dia,seguimos por estrada de terra batida até Meponda e foi aí que eu conheci muito bem o medricas do meu comandante, quando lhe rebentou uma mina ao seu pé que o havia de marcar até fim da comissão,pois em metangula, em vez de dar exemplos, saindo para o mato, trancava-se a sete chaves e raramente alguem o via para dar alento aos seus suburdinados.E pronto,o assunto do aeroporto,do avião e da unidade, toda vestida de branco, fez-me resvalar até aqui.
    Laranjeira

    ResponderEliminar
  6. Interessante o que diz o Laranjeira... porque no meu tempo "o Chongololo Express" parou em Nampula como numa data de estações, mas a viagem só terminou no Terminus em Vila Cabral, onde pernoitámos no Hotel Entreposto... Se calhar ainda os CFM não tinha chegado à capital do Niassa (?!?).

    ResponderEliminar
  7. Penso que é a CF8 que se desloca em marcha ordinária do Aeroporto de Metangula - onde foi prestar honras a altas individualidades que ali se deslocaram - para o aquartelamento. Não tenho ideia de eu ir lá integrado. O avião é quase de certeza um dakota,o mais frequentador daquela pista.

    ResponderEliminar
  8. Bom, mas fazendo uma "inspecção minuciosa" ao avião fica a dúvida. É que, a cauda, parece mais ser de um "North". Será?

    ResponderEliminar
  9. Como diz o Virgílio, o Luís Oliveira anda completamente desaparecido e ele era um dos que eu pretendia desafiar com aquela fotografia. O outro era o Albertino Veloso que também não apareceu, não sei se por razões técnicas (falha na ligação da internet) ou por não ter clicado no link do «Escola de Fuzileiros».
    Começando por responder às 4 perguntas:
    1 - O lugar em questão é o aeroporto de Metangula, como bem disseram o Valdemar e o Laranjeira.
    2 - Companhia de Fuzileiros Nº 10 (1971-1973).
    3 - Talvez sim, mas é provável que não. Aqui pretendia que fosse ele a responder.
    4 - Que me perdoe o Valdemar, mas este avião não tem qualquer semelhança com um Nord-Atlas, é o famoso Dakota (DC6, salvo erro) que fazia a carreira quinzenal entre Nampula, Vila Cabral e Metangula, às quartas-feiras (no tempo em que eu lá estava).

    ResponderEliminar
  10. Como podem ver, transcrevi para aqui uma parte da mensagem do blog «Cantinho do Tintinaine» para não deixar despistados os seguidores menos atentos.

    ResponderEliminar