nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Recordar Metangula!

Para todos os filhos da escola que passaram pelo Niassa nos tempos da Guerra Colonial aqui ficam duas imagens para matar saudades.


Vista aérea de Metangula, tirada nos finais do Século XX, portanto já depois da independência. Como se pode ver já existe uma rua paralela àquela que existia no nosso tempo e que terminava na porta da frente do Posto Administrativo.


Vista da península de Metangula tirada do alto do monte Tchifuli. O enquadramento é de tal ordem perfeito que leva a crer que esta foto foi tirada por um "expert" na matéria. Esta imagem deve ter sido obtida num scanner e perdeu qualidade, mas imagino que o original deve ser um espectáculo.

7 comentários:

  1. Muitas, muitas saudades!
    Na 1ª imagem, vê-se a encosta para o Lago, mas não consigo ver a minha machamba, nem sei se alguém se encarrega de regar os meus tomates!
    Estou a ver que Metangula já merece um hotel turístico.

    ResponderEliminar
  2. Para matares saudades
    Aos filhos da tua escola
    Longes das realidades
    Dos tempos de outrora!

    Metangula era assim
    À beira do Niassa
    Era um jardim
    Naquele tempo sem graça!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Tinhas lá uma machamba
    Quem trabalhava nela
    Era alguma magana
    Que tu te montavas nela?

    ResponderEliminar
  5. Só para lembrar, com todo o respeito, aos nossos antigos adversários da frelimo, que autrora do outro lado das trincheiras nos combateram, na luta pela sua independencia e liberdade,são possuidores de uma bela e grandiosa nação, com um bom povo e que apesar de tudo, hoje, os portugueses são seus amigos, como creio serem eles amigos de Portugal por tudo o que lá deixou, a sua cultura e a sua lingua oficial portuguesa.
    Um bem haja à nação de Moçambique onde muitos portugueses a trazem no coração e com ela morrerão.
    Laranjeira

    ResponderEliminar
  6. Os portugueses deixaram no Niassa, como em outros pontos do globo, uma Obra-de-Arte que os moçambicanos se podem orgulhar... Espero que Frelimo consiga manter o que foi e continua a ser uma das melhores Instalações Navais em Moçambique.

    ResponderEliminar
  7. Claro, camarada Valdemar.Quantas e quantas vezes, noites e dias o pensamento, atravessando o sedento mar, entrando em terras profundas e inigmáticas que os nossos olhos já viram,impera a saudade sem se ser nostálgico de aquilo que já não é nosso, mas, sempre disperta eternas paixões de guerra e tambem de paz, ficando como ilusão o farol que já não nos guia e nos ilumina.A todos os que por lá andaram,sejam eles da marinha de guerra,do exército,ou força aéria, vai o meu abraço.
    Laranjeira

    ResponderEliminar