nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

sexta-feira, 4 de abril de 2014

O dia 11 de Abril!

Corri a internet de uma ponta à outra (o que não é coisa pouca) à procura de acontecimentos relevantes ligados ao dia 11 de Abril. Não posso dizer que tenha encontrado grande coisa, pelo menos que tenha para mim um grande significado. Seleccionei 3 desses registos, os únicos que me merecem algum comentário. A saber:
1º - Em 1357 nasce D.João que viria a ser Mestre da Ordem de Avis e mais tarde rei de Portugal, iniciando a nossa 2ª dinastia também (ou por essa razão) conhecida por Dinastia Joanina.
2º - Em 1814 Napoleão abdica do seu cargo de imperador da França e segue para o exílio na ilha de Elba, podo fim a um período que mergulhou toda a Europa num tremendo banho de sangue.
3º - Em 1910 nasce em Estremoz António de Spínola que haveria de ter um papel principal na revolução dos cravos e mais tarde na contra-revolução do 11 de Março de 1975, acabando por ter que fugir do país para se salvar da prisão.
Não sei a quem compete manter em ordem este tipo de registos e quem ou como se pode acrescentar uma nova efeméride a todas as que são já conhecidas e aceites por toda a gente. Mas se soubesse, pediria para acrescentar uma que é importante para mim e para todos os que comigo estiveram em Moçambique na Companhia de Fuzileiros Nº 2. E que rezaria assim:
11 de Abril de 1965 - Desembarcou em Lisboa, no cais da Rocha do Conde de Óbidos, o pessoal da Companhia de Fuzileiros Nº 2 que foi a primeira a guarnecer a Província Ultramarina de Moçambique, onde cumpriu uma comissão de serviço de 30 meses, durante a qual começou a guerra de guerrilha que pretendia libertar aquela província do jugo colonial português. De notar que a Companhia regressou a Lisboa sem qualquer baixa nos seus efectivos.
Com o registo desta efeméride ficaria a História de Portugal mais completa e a História dos Fuzileiros e a minha própria mais dignificada. É costume alguns camaradas ligarem-me a lembrar este acontecimento. Vou ficar à espera para ver se alguém se lembra este ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário