nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Aqui Metangula!


Esta é a península de Metangula que entre 1964 e 1975 foi pisada por muitos fuzileiros, alguns deles filhos da minha escola, camaradas e amigos. A Base da Marinha, inicialmente designada por «Posto de Rádio de Metangula» e mais tarde, pomposamente, promovida a «Comando Naval dos Portos do Lago Niassa». fica no extremo mais longínquo da península, do lado esquerdo da imagem. Ainda hoje é ocupada pela Marinha de Moçambique que nos substituiu a partir de 1975.
Há dezenas de fuzileiros (que combateram na Guerra Colonial, em Moçambique) que têm páginas no Facebook e falam do Niassa e de Metangula, mas que já não se lembram exactamente como aquilo era na altura, nem a conhecem na actualidade. Por essa razão, para os ajudar a refrescar a memória aqui deixo esta foto.
Quem algum dia subiu ao cimo do monte Tchifuli e se deliciou com a vista que se vê lá de cima, facilmente perceberá que esta foto foi tirada desse mesmo sítio, em tempos mais modernos.

3 comentários:

  1. Para quem fez aqui duas comissões, é com muita saudade que noto grandes diferenças no terreno. Não sei quando foi tirada esta foto mas parece-me muito diferente.
    Lembro que estive ligado á estrutura da manutenção da pista do aeroporto.Numa 1ªfase, enviei tijolos das ruinas do cobué para fazer as estruturas do aeroporto(1ªcomissão)e mais tarde chefiei o grupo de assistência á pista(2ª comissão). Saudades de outros tempos com a amabilidade do Carlos. O meu abraço por isso.

    ResponderEliminar
  2. Sim, nota-se pela qualidade da imagem que deve ter poucos anos... Nos anos 70's fotos a cores era luxo.

    ResponderEliminar
  3. Daqui te vejo Metangula,
    como estarás tu agora
    a vida é bela enquanto dura
    pode acabar a qualquer hora!

    ResponderEliminar