nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

quarta-feira, 2 de março de 2016

O Mano Chico!

O que seria ele antes de ser fuzileiro? Eu não sei, mas talvez o Moisés que privou com ele mais de perto me saiba esclarecer. O que eu sei é que com aquele aspecto franzino e a falta de cabelo, ele parecia mais o nosso pai que um camarada de armas. Em 1965 foi incorporado na Companhia de Fuzileiros Nº 8 e seguiu comigo para Moçambique. Era um bom homem, nunca ouvi fosse quem fosse queixar-se de ter sido prejudicado pelo «Sargento Fonseca».
Hoje, ao abrir a Revista da Armada, foi o primeiro nome que me saltou à vista, 3884(55) Francisco Duarte Fonseca, na lista dos falecidos. Sei que ele morava (ou morou) na zona da Cova da Piedade/Cacilhas, mas nunca consegui saber a morada dele para o convidar a juntar-se a nós nos convívios anuais. Agora já não interessa mais, pois não poderá ... mesmo que quisesse muito.
Não sei se no outro lado, onde o S. Pedro é quem manda, também se juntam os amigos em convívio, mas se isso acontecer é ele que agora tem que esperar por mim. Ao Mano Chico, era assim carinhosamente tratado por todos, desejo que descanse em paz!

2 comentários:

  1. Infelizmente não tenho grande informação a dar respeitante ao (agora falecido)Sargento Fonseca-carinhosamente chamado "mano chico".
    Na comissão eramos os dois Sargentos, havia respeito mutuo mas nunca fomos muito chegados. Não me lembro de ter ouvido a história da sua origem.
    Mais um bom homem,(com altos e baixos na vida militar),que recebeu a ultima Guia de Marcha,para o destino final.
    QUE DESCANSE EM PAZ

    ResponderEliminar