nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Como tudo começou!

Os primeiros fuzileiros fizeram o respectivo curso na Base Naval uma vez que a Escola de Fuzileiros não existia ainda. Foram admitidos nesse curso alunos da incorporação de Março de 61, assim como de Setembro de 60 que após o curso foram promovidos a Marinheiros. Era preciso formar o DFE1 que acabaria por seguir para Angola no mês de Dezembro de 61 com pessoal que transitou de outras classes para fuzileiro fazendo o Curso de Conversão.
Com a incorporação de Setembro de 61 e a Escola já a funcionar em pleno tudo entrou nos eixos. Tanto quanto consegui descobrir o primeiro aluno voluntário recebeu o número 15.542 que seguiu comigo para Moçambique na CF2. E o último foi o 16.212. A incorporação seguinte arrancou com o número 16.220 e terminou no 17.012, aquela a que eu também pertenci e que forneceu a maior parte dos grumetes da CF2 que seguiu para Moçambique e do DFE4 que seguiu para Angola.
A partir de 1964 começou a 11ª Série de matrículas da Armada, fazendo que todos recebêssemos um novo número (a mim calhou o 8079) e veio a moda das barras para os novos recrutas. Até ao fim desse ano de 1964 houve sempre duas incorporações, uma em Março e outra em Setembro, com uma novidade, a recruta passou a fazer-se em Vila Franca.
A partir de 1965 foi a loucura, era preciso formar mais gente e mais depressa, a guerra assim o exigia. Começou a haver 3 incorporações com a recruta em Vila Franca e o Curso de Fuzileiro em Vale de Zebro. A guerra estava em pleno nos 3 teatros de operações e mal saia uma nova fornada, ala que se faz tarde, aí iam eles a caminho de África! 

4 comentários:

  1. Visitando, vendo, lendo e desejando:- Um Natal cheio de amor, prendinhas, convívio, e muita Paz e Saúde. Festas felizes.
    --
    » » Ame com amor verdadeiro ( Poetizando e Encantando ) « «

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Só agora, tendo completado 90 anos em Setembro 2021, dei conta da existência deste blog e com a intenção de corrigir uma imprecisão na evocação de "Como tudo começou!" com o DFE1, no qual fui incluído após ter sido instrutor (em cuidados de saúde) de todos eles enquanto eu próprio fui um deles no curso de fuzileiro, e faço-o apenas e só para reiterar a verdade histórica. De facto, a nossa partida e chegada a Angola foi em Novembro de 1961, tal como podem verificar através deste link , o qual, porém, também contem outras imprecisões. O original DFE1 era comandado pelo 1º tenente Henrique Metzner e tendo como "imediato" o 2º tenente Oliveira Rego, apenas sendo nele incluidos os outros dois oficiais mencionados umas semanas mais tarde. Nessa altura eu era o único sargento no grupo (2º sarg. Eduardo Nunes), pois que os camaradas Luís Marques Pereira, Bernardino Rodrigues e João Encarnação, todos eles excelentes militares e meus amigos, só foram promovidos a 2º sargentos em meados de 1962. Após a comissão de serviço em Angola, por decisão da Junta de Saúde Naval, fui considerado incapaz de todo o serviço (o stress-pós traumático não sendo ainda nessa época admitido) e tudo o que me resta dessa experiência de vida, além das memórias e da velha boina com a âncora, é o cartão de "Antigo Combatente" que me foi enviado pela Defesa Nacional. Após viajar com a minha mulher (então executiva numa companhia de aviação) e os nossos 3 filhos por esse mundo fora, agora estamos todos vivendo no Canadá, incluindo os nossos netos. O meu endereço e-mail é: . Votos de boa saúde em paz e segurança para todos vós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi pena o endereço de e.mail ter ficado esquecido, pois gostaria de responder ao comentário.

      Eliminar