nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Sobre o regresso à Escola.

Para qualquer antigo fuzileiro que, depois de ter passado à disponibilidade, não tenha ainda tido a oportunidade de voltar a Vale de Zebro e de visitar a Escola de Fuzileiros, digo-vos que vale a pena. Eu, quando ao fim de 40 anos lá tornei, senti uma sensação indescritível: veio-me a memória um turbilhão de recordações, de gratas lembranças, passadas e vividas na juventude com os” filhos da escola” e da guarnição da Unidade; dos oficiais daquele tempo, dos sargentos, monitores ou instrutores, e das praças mais antigas. Apesar de o correr dos anos e da modernização da Escola - hoje Corpo de Fuzileiros - estar mais bem equipada; de ter arruamentos, sinalização de trânsito, e uma quase avenida entre o Portão Principal e a antiga parada; de haver a construção de novos edifícios -Batalhão de Instrução - ou ampliação de outros: Portão Principal, por exemplo ou ainda a criação do Monumento ao Fuzileiro e o próprio Museu, com o aproveitamento das instalações do antigo Refeitório, cozinha e armeiro, apesar disso, dizia eu, a matriz ainda lá está! Não tive a sensação de uma “Casa” mais pequena, como aquela que temos em adultos quando mais tarde regressamos à casa paterna, bem pelo contrário, pareceu uma Escola ainda maior!
Em resumo, vale mesmo a pena! Aqui deixo algumas fotos do Encontro do DFE4/2005, para a vossa apreciação:

1 comentário:

  1. Tens toda a razão. Eu ainda não senti esse prazer, mas tenho a certeza que tens razão. Saudosista como sou, vou adorar o regresso áquele lugar de culto.
    Hás-de explicar-me como conseguiste inserir tantas fotos num só post. Parabéns pelo jeito que pões nestas coisas.

    ResponderEliminar