nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

domingo, 3 de julho de 2011

Estou todo partido!

Parece que me passou por cima um camião TIR!
A primeira vez que fiz uma cirurgia a sério foi para tirar um quisto apendicular que, há muito, devido ás sucessivas infecções, substituíra o meu apêndice. Depois de acordar da anastesia, senti uma dor forte nos rins devido à posição forçada, deitado de costas, numa cama dura e desconfortável. Tentei mexer-me, sem o conseguir, para aliviar a dor. E nessa posição fui obrigado a continuar durante as 48 horas seguintes. A dor foi-se transformando num inferno que estava quase a levar-me à loucura. O máximo que conseguia era apoiar-me nos cotovelos, ora o esquerdo ora o direito, levantar o tronco e assim diminuir a pressão sobre os rins. Era uma dor infernal, surda, continuada que não quero nem lembrar.
Pois, o caso é que hoje, quando acordei, me senti do mesmo modo. E sabem porquê? Porque estive na cama, a maior parte do tempo a dormir, desde as 00.30 até ás 09.45 horas. Há mais de 30 ou 40 anos que tal não acontecia. E tudo isso porque no dia anterior, de sexta para sábado fui obrigado a fazer uma directa para poder fazer a viagem até à Escola de todos nós.
Já na noite anterior tinha dormido apenas 4 horas, devido à ansiedade que nos provoca este tipo de acontecimentos. A ordem era levantar ás 03.00 horas para estar no Porto ás 03.45, hora a que partia o autocarro. Como nunca consigo adormecer antes da 01.00 ou 01.30 horas, já podem imaginar a pressão para acordar a tempo e horas. Resultado, não dormi nem um minuto sequer.
Depois a viagem em si, 4 horas para cada lado, e as muitas horas em pé, tanto no Barreiro como, depois disso, na Escola, foram muito para além do que as minhas desgraçadas pernas conseguem aguentar. Eu bem sentava o cu em tudo que era apoio que me aparecia pela frente, sempre que podia, mas nada disso me salvou de chegar a casa à meia-noite e com os pés transformados em dois belos presuntos.
Caí na cama e foi o que viu. Acordei com os rins feitos num oito. O primeiro exercício foi saltar da cama, andar para trás e para diante, durante 5 minutos e fazer umas rotações de braços para desentorpecer os músculos e libertar os rins da pressão exercida sobre eles.
E tudo isso para quê? Para rever alguns velhos camaradas, saber notícias de outros que nunca mais vi e fazer uma fotografia como esta que podem ver abaixo!


8 comentários:

  1. A foto está porreira Tintinaine mas faltou a farda... ou está numa arca cheia de môfo?!... Matar saudades foi o importante.
    Valdemar Alves

    ResponderEliminar
  2. Vi qualquer coisa na televisão que se diz ser pública.
    É triste para aqueles que lutaram em defesa da Pátria.
    Mas para ti, o que interessou foi encontrares velhos, e verdadeiros camaradas de armas.
    Aqueles que serão sempre os mais importantes do que toda a política.

    ResponderEliminar
  3. Como o tempo passa companheiro....
    Já não és o que eras....
    Fazes me lembrar aqueles jogadores de futebol quando deixam de jogar e vão para treinadores.
    Com que então duas noites perdidas dá nisso..
    Isso faço eu todas as vezes que vou para qualquer passeio.
    Não concordo com O Eduardo, ao que penso saber o Monumento no Barreiro é um marco histórico no presente e no futuro.
    A foto fala por si.
    Quanto à Farda Artur, tu não vez que o homem nem visita Caxinas para não comer Peixe. Só Carnes.
    Na Póvoa ainda se mantem o uso de que Gordura é Formusura.
    Um bom fim de semana para voês.
    Viva a Marinha Sempre.Valdemar Marinheiro

    ResponderEliminar
  4. Queria dizer Valdemar Alves e mencionei o Artur. O Artur Leiria como pode constatar n
    ão nos esquecemos dele. O meu Xará Valdemar que me desculpe a troca. Um Abraço com saudades da nossa piscina Metangulense.

    ResponderEliminar
  5. Parece que a cerimónia da inauguração se prolongou por várias horas, pois a convocatória da Associação era para as nove e meia e já passava do meio dia e O Presidente Cavaco ainda discursava, pelo menos vi a essa hora na S.I.C. Noticias e estava lá escrito que era em directo, se assim foi tens muita razão para estar todo esquadrilhado, mas deixa que foi por uma boa causa.
    Vi algumas fotos do Monumento, e agora já gostei, pois aquilo que apresentaram antes não tinha o Fuzileiro no Zebro, assim já está nos trinques, não sei qual a tua opinião sobre esta nova versão, e já agora se tirastes algumas fotos, mostra aí á Rapaziada, pois as que consegui ver foi no site da Presidência da Républica e são todas do mesmo ângulo.
    Um abraço e as melhoras.
    Virgílio

    ResponderEliminar
  6. Pois, meus grandes amigos, sinto uma tristeza enorme; vasculhando o Jornal de Notícias e mesmo na Internet, não consegui vislumbrar notícia digna de mérito sobre o Monumento do Fuzileiro.
    Penso que merecíamos mais, pelo menos aqueles que o infortúnio fez da sua morte o desencontro dos seus camaradas.
    Comparado com a morte, há dias, do Angélico, nota-se um contraste abismal.
    A comunicação social e estes jornalistas mesquinhos, são o nojo desta nossa sociedade. Começo a ter vergonha de ser português!
    Os Fuzileiros, não foram um só Angélico. Foram milhares. O seu a seu dono...seus fantoches do jornalismo.

    ResponderEliminar
  7. Tintinaine

    Já procurei, ampliando a fotografia até aos limites visíveis, e apenas constato um Indivíduo que acabou de estar no Céu.
    Feliz que nem um passarinho em liberdade.
    Sono? Nem resquícios!
    Ser feliz, estar feliz, sentir-se feliz, é o que nos resta no Encontro de Irmãos, após tantos anos de alguma separação.

    Que continues Feliz

    Abraços
    Santos Oliveira

    ResponderEliminar
  8. Foi LINDO!!Matei as minhas SAUDADES!! Vi desfilar lado a lado o GUIÃO da COMP.1 eCOMP:2 ,as mais antigas, da 1 tenho muitas recordações,e ainda BEM! estou VIVO!!,só encontrei 2 antigos camaradas:o comand.MONIZ e o camarada LAURINDO!.É como alguém já aqui escreveu!QUE É FEITO DOS PIONEIROS DA ESCOLA DE SETEMBRO DE1961??? UM GRANDE ABRAÇO AOS QUE RESISTEM!!

    ResponderEliminar