nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

sábado, 16 de junho de 2012

Triiim, triiim, número errado!

Vocês não vão acreditar naquilo que me aconteceu hoje!
Estava eu aqui entretido a ver umas fotos no Facebook, por coincidência de uns amigos e amigas de Lichinga (antiga Vila Cabral) capital da Província do Niassa/Moçambique, quando toca o meu telemóvel e alguém pergunta do outro lado da linha:
- És tu Miranda?
- Miranda? Não, daqui fala um Silva que é o dono desse número de telefone que marcou.
- Oh diabo, então enganei-me no número. Estava convencido que este número era do Miranda Capitão-Tenente reformado da marinha.
- Marinha? Você disse Marinha? Eu também fui marinheiro e se tem este número na sua agenda de contactos alguma ligação deve haver entre nós. Eu fui fuzileiro e estive em Moçambique nos tempos da guerra.
- Eu também, assim como o Miranda com quem eu estava a tentar falar. Estivemos em Metangula, no Lago Niassa.
- Bem, vamos por partes. Em que Unidade e qual era o seu número?
- Na Companhia 8 e 9. E o meu número era o 2006.
- Só 2006? isso era número antigo ou moderno?
- Antigo? Moderno? Eu só tive esse!
- Então era um barra. De que ano?
- De 64.
- O 2006/64 era o Natalino, o açoreano da minha Companhia, a 8!
- Pois era. Sou eu.
Quando andei à procura dos camaradas desta Companhia, ninguém me soube dar notícias dele. Houve até alguém que me disse que achava que ele devia ter falecido, pois era bastante doente já nos tempos em que fizemos a nossa comissão juntos. Mantenho comigo a lista de toda a Companhia, com indicação dos que já faleceram (só este ano já se foram 2) e com bastantes espaços em branco, por não saber o que lhes aconteceu ou por onde andam. Hoje preenchi um desses espaços com um endereço da Ilha do Faial, os números de telefone de contacto e um endereço de e.mail.
Veio-me à memória aquilo que disse o Rafael - deixa de os procurar que eles aparecem-te, encontram-te eles a ti!

3 comentários:

  1. Ora vez, estavas em dia de sorte e o nosso camarada Açoriano entrou-te em casa, desse Miranda não tenho ideia nenhuma! Segue o conselho do Rafael e eles vão aparecendo como foi o meu caso.
    O meu abraço a todos os filhos da escola

    ResponderEliminar
  2. Uma recompensa para quem tanto tem procurado os antigos Camaradas, é justo que de vez em quando tenhas boas noticias, depois de tantas más, como é o caso das mortes que tens anunciado.
    Um abraço
    Virgilio

    ResponderEliminar
  3. Tambem fiquei muito surpreendido com o ex escola 20006/64,Natalino,com o qual tive boas relações pessoais.Na verdade,foi uma surprêsa, porque jamais pensava ouvir falar no seu nome e número.Ele,o Natalino era conhecido na companhia nº8 de fuzileiros, pelo "mornaça" e confirmo uma preocupante doença que o atinjiu e o abalou violentamente na escola de fuzileiros,obrigando-o a baixar ao hospital da Marinha, mas que nada teve a vêr com questões militares. Não divulgo esse caso clínico, por considerar que isso é um assunto do seu fôro íntimo.Mas,ainda bem que o Natalino apareceu e está bem vivo, que deve ser motivo de agrado, para todos os que o conheceram e que com ele conviveram na escola e em Moçambique.
    Um abraço para o amigo "mornaça."
    Laranjeira

    ResponderEliminar