nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

terça-feira, 15 de abril de 2014

Perguntas sem resposta!

Há várias fotografias publicadas em que aparece este "fuzileirito" da raça dos Nyanjas que o mascote da CF8 e vivia connosco em Metangula. Imagino que depois do nosso regresso a Lourenço Marques, ele foi sucessivamente adoptado pelas Unidades de Fuzileiros que nos foram render. Já nem do nome dele me lembro, mas se o Américo Laranjeira aparecer por aqui ele resolve o problema, pois tenho a certeza que ele se lembra.
O que levou a publicar a foto foi pensar que nunca mais ouvi falar nele, desde 1967, já lá vão 47 anos. Que será feito dele? Espero que os "frelimos" não o tenham de algum modo prejudicado por ele fazer parte do "nosso quadro", mas com gente daquela nunca se sabe. Eles eram especialmente sanguinários contra os seus próprios irmãos quando sentiam que havia alguma razão de queixa.
Só para completar a explicação da imagem, quem acompanha o mascote é o Ângelo (2026/64) que hoje goza sossegadamente a sua vida de reformado nos arredores de Vila Pouca de Aguiar, terra de onde eram também o Martins (da CF8) e o Aguiar (da CF2), ambos já falecidos.

1 comentário:

  1. Quando o Batalhão de Caçadores 598, ao qual pertenci, foi em Junho de 1965, transferido de Vila Cabral para Metangula, também aperfilhou um puto como esse que vemos na imagem. Deram-lhe uma farda igual à do Exército e promoveram-no ao posto de furriel. O puto tinha liberdade para entrar em todos os gabinetes. De um momento para o outro, o puto desapareceu sem deixar rasto. Tudo indica que se tratava de um espião enviado pela "Flelimo", para colher informações
    junto das nossas tropas!

    ResponderEliminar