nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Rachel de Querós e os Fuzileiros


Acho fantástica, e é de uma força arrebatadora, o que Rachel de Queirós escreveu acerca dos Fuzileiros. Esta escritora, jornalista e dramaturga brasileira, nascida no Rio de Janeiro em 1910, foi e a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, tendo sido galardoada com o prémio Camões em 1993.
Sabemos que os Fuzileiros Navais Brasileiros foram um legado português que teve a sua origem no ano de 1808, aquando da fuga da Corte Real Portuguesa para o Brasil, devidas as invasões Napoleónicas e ao perigo iminente da perda de soberania nacional. A Corte foi então escoltada pelos Fuzileiros da Marinha de Guerra Portuguesa e dela nasceram os Fuzileiros Navais Brasileiros. A 7 de Março deste ano foi comemorado o seu Bicentenário que teve com convidado especial o Comandante Pascoal Rodrigues. Feita esta relação, passo então a citação da famosa escritora Rachel de Queirós:

“ Quando se houverem acabado os soldados no Mundo – quando reinar a paz absoluta – que fiquem pelo menos os Fuzileiros, como exemplo de tudo de belo e fascinante que eles foram”

1 comentário:

  1. A presença do Comandante Pascoal Rodrigues nessas comemorações deve ter deixado muito boa gente com dor de cotovelo!

    ResponderEliminar