nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Cerimónia: homenagem aos primeiros Fuzileiros -III

Na cerimónia de homenagem, é citado o louvar que o tenente Pascoal Rodrigues recebeu do Chefe de Estado Maior da Armada por ter sido voluntário para a frequência do “ Commando Course”em 1960, em Inglaterra, com sucesso, e reconhecimento pela sua qualidade profissional, aplicação e muito brio; ter iniciado na Armada a árdua tarefa da preparação e instrução dos primeiros Fuzileiros (onde teve parte importante na formação do DFE1 que, em 11/10/1961, seguiu para o Norte de Angola), vencendo muitas dificuldades e tendo patenteado em todas elas notável entusiasmo, orgulho, espírito de sacrifício e muita coragem.

É a partir daqui que ressurgiram os fuzileiros na Armada: com a selecção e preparação dos primeiros cursos de fuzileiros no Corpo de Marinheiros (Grupo nº 2 de Escolas da Armada, actualmente Escola de Tecnologias Navais), depois na Escola de Fuzileiros em Vale de Zebro (Unidades, Companhias e Destacamentos), hoje Corpo de Fuzileiros.

A concluir, o senhor almirante, sublinhou a qualidade profissional do oficial Pascoal Rodrigues, dizendo que o Museu dos Fuzileiros – criação de um espaço cultural de grandes memórias - ficaria doravante mais rico com a moldura e fotografia dos primeiros fuzileiros que há 45 anos, vencendo barreiras e desafios, apontaram caminhos… Já a terminar, manifestou o reconhecimento de todos fuzileiros que ajudaram a construir a Obra daquela prestigiada instituição com um: Viva a Marinha, viva Portugal. Uma vez fuzileiro, fuzileiro para sempre!


O Cmdte Pascoal Rodrigues sentiu-se honrado com a homenagem prestada e em seu nome e dos seus parceiros agradeceu. Cumprimentou todos os presentes, e ao finalizar disse que o orgulho que tinha à época é ainda hoje maior. Apenas deu um pequeno contributo: deitou a semente mas foram vocês fuzileiros que a regaram depois. Termina, parafraseando: Fuzileiros! – Não pensem o que os fuzileiros podem fazer por vocês mas o que vocês podem fazer pelos fuzileiros.




Seguem-se fotos alusivas ao momento:














































Termino este pequeno apontamento com a citação felicíssima, na última foto, de Miguel Torga:

QUANDO CHEGAR A HORA DECISIVA

ENCONTRAM-ME NAS DUNAS

DIVIDIDO ENTRE A TERRA E O MAR.

1 comentário:

  1. Continuamos com muitas visitas, mas ninguém tem a coragem de deixar aqui um comentário! É uma surpresa para mim!
    Carlos

    ResponderEliminar