nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Ferrar a Maca



Não tenho mesmo jeito nenhum para o desenho!!!!!!!!!!

Há malta que com três pinceladas faz obras que deixam a gente de olhos arregalados. A mim só me saem mamarrachos. Não tenho sorte nenhuma!

Gastei horas a pesquisar imagens no Google para ver se encontrava uma foto onde fosse possível ver o «chouriço» e não encontrei nada. Era assim que lhe chamávamos pois, depois de enrolado e bem amarrado com a corda de 20 metros que também fazia parte do embrulho, parecia um autêntico... isso mesmo.

Para os marinheiros da Bossa Nova (aqueles que foram incorporados depois de 1968) já não houve chouriço! Até essa data todos tinham que carregar com ele às costas, para onde quer que fossem.

O boneco mal-ajambrado que podem ver aqui ao lado representa a nossa «maca» (porque diabo não se chamava cama em vez de maca? As letras até são as mesmas!) devidamente «ferrada» e envolvendo o saco da roupa, tudo muito bem atado e pronto para o transporte. Enrolar e amarrar convenientemente o chouriço chamava-se «ferrar a maca».

Era assim, com a cama às costas, que todos nós andávamos quando destacados para outra unidade da Marinha. De camião, de barco ou avião, da Europa até à Africa e volta, assim andei eu durante seis anos. E tive que carregar com ela para o Corpo de Marinheiros, no Alfeite, e entregá-la muito limpinha para me poder vir embora em Maio de 68.

5 comentários:

  1. Filho da escola.
    O sargento manobra é que lhe fazia encher chouriços, se lê-se corda de 20metros.
    Na armada as únicas cordas que existem é a corda do sino e na alvorada (acorda filho da puta que tá na hora) desculpem a linguagem mas é assim, ou era.
    Abraço tintinaine

    ResponderEliminar
  2. E a corda do relógio.

    Eram três e não duas

    ResponderEliminar
  3. Não há dúvida que vocês estão atentos aos pormenores! Gosto disso!

    ResponderEliminar
  4. já agora e para ajudar à festa, na Marinha também não há barcos!São várias "calinadas"juntas. Estou a ver que umas pistas de lodo de castigo não fariam nada mal!...Parabéns aos autores do blog, principalmente ao"Tintinaine", também pelo seu blog que visito com frequência.
    Um abraço
    A.Leitão

    ResponderEliminar
  5. Apanhado como um principiante!
    De facto o curso de marinharia que fiz a bordo da Sagres durou apenas 15 dias e foi há tantos anos que o hábito de falar à marujo se perdeu por completo.
    E obrigado pelos elogios.

    ResponderEliminar