nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Marujos e Amigos

(O Leiria, o Barreiro e o Bré)
Nesta foto, acabadinha de chegar do Canadá, pode ver-se o autocarro das licenças e a guarita com a sentinela, além dos 3 marujos (de ponto em branco) prontinhos para embarcar no dito autocarro e gozar um merecido dia de licença. Não reconheço a porta de armas em que pontua a sentinela! Será no Corpo de Marinheiros?
Outra coisa pouco comum é uma fotografia em que aparecem 3 filhos de escolas diferentes. O Leiria (15683) era da escola de setembro de 1961. O Bré (16264) era filho da mesma escola que eu, ou seja março de 1962. O Barreiro, cujo número desconheço, pela divisa que já carregava no braço, teria que ser de uma escola anterior á do Leiria. E outra coisa ainda, o Leiria seguiu comigo para Moçambique em novembro de 62 e o Bré para Angola, em fevereiro de 63, o que se passou com o Barreiro não faço ideia.
Mas lá que se juntaram e registaram o momento para a posteridade é um facto indesmentível, eis aqui a prova. O Leiria prometeu enviar, um destes dias, uma historieta passada com o Barreiro para aqui ser publicada. Espero nessa altura me envie também o número de matrícula do Barreiro, para que seja tudo claro.

5 comentários:

  1. Carlos
    A foto da marajuda foi uma supresa para mim e, claro, gostei muito de ver.O Barreiro com o posto de marinheiro é capaz de ser o João S. Alves, nº 15595 do DFE4. A foto também poderia ter sido tirada depois do regresso de África: Angola e Moçambique!

    ResponderEliminar
  2. Não pode ser pois o Leiria regressou já com as divisas de marinheiro. Esta foto foi tirada durante o ano de 1962, antes de partirmos cada um para seu lado.

    ResponderEliminar
  3. Carlos!
    Referente a nós na foto, que mandei com o Barreiro e o Bré. Somos ambos marinheiros e foi tirada depois do regresso de Africa em frente ao portão do Corpo de Marinheiros. Na foto que tenho cá mais pequena, nota-se na minha farda a devisa mas bastante sumida. Equanto no braço dele nota-se mais porque talvez seja mais nova e esteja debaixo da minha sombra. Parece-me que ele serviu em Angola numa companhia que foi pouco depois de nós ir-mos.
    Barreiro precisamos de ti para desvendar dúvidas, caso existam. Apresenta-te à chamada Filho da Escola!
    Leiria.

    ResponderEliminar
  4. Olá filhos da escola!
    Infilizmente o Barreiro nao pode aparecer, porque já nao está entre nós.
    O que sei dele é que foi no destacamento de FZE #4 para Angola 1963/1965 no regresso ao cabo de pouco tempo faleceu num desastre,ouvi dizer que tinha sido em desastre de moto,mas nao tenho a certeza,o nosso amigo Almada 15555 que eram muito amigos é que deve saber ao certo.

    ResponderEliminar
  5. Do Alvaro recebi notícia de que morreu de facto num acidente de viação, mas de autocarro que ia a caminho de Paris, onde vivia. São as tristezas desta vida.

    ResponderEliminar