nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Professor Ricardo Ferraz

Quem é que não conhecia o cabo Ferraz? Atrevia-me a dizer: ninguém! Todas as gerações de fuzileiros que fizeram Comissão na Guerra do Ultramar passou pelas suas mãos. O Professor Ricardo Ferraz não era só o grande mestre do Boxe dentro da Escola de Fuzileiros e, fora dela, no Sporting Clube de Portugal, era acima de tudo um homem e um pedagogo. Para os iniciados, que nunca tinham visto umas luvas de boxe - menos ainda manuseá-las (atacar e defender)- tinha uma paciência de Jó para os ensinar. Não fazia pouco nem se ria de ninguém. Bem pelo contrário, estimulava-os. Isso mereceu o respeito de todos. A luva branca na mão esquerda, que tirava e voltava a colocar num ritual muito especial, prendia a nossa atenção. Era a sua marca pessoal. Os exercícios no ginásio passavam pelos abdominais rebolando sobre uma bola pesada como chumbo ou com o corpo agarrado em barras e paralelas e pernas esticadas, flectindo repetidamente o ângulo recto; depois, treinar a rapidez dos braços e o movimentos das pernas, aprender a rodar a perna esquerda; a usar os punhos, a bater e a proteger a cara e o estômago ; batimentos nos sacos e nas bolas penduradas... ou de luvas calçadas uns com os outros:esquerda-esquerda, direita-esquerda… esquerda-direita, esquerda-esquerda...
Pois, o Professor Ricardo Ferraz faleceu há cerca de dois anos. Soube que teve um acompanhamento condigno no seu funeral por parte do Corpo de Fuzileiros e também de representantes do Sporting. Para o lembrar e levar ao conhecimento dos nossos camaradas e demais visitantes deste blog, testemunhamos o nosso apreço e homenagem ao Marinheiro e ao preparador de várias escolas e gerações fuzileiros.

4 comentários:

  1. Uma figura carismática, sim senhor. Ainda ontem foi recordado em minha casa, numa conversa com o Rafael que por aqui passou para me visitar. Falávamos das aulas de boxe e do jeito «escacha-pessegueiro» que o Rafael usava para se livrar dos adversários.

    ResponderEliminar
  2. PROFESSOR RICARDO FERRAZ.
    SIM SR., se me lembro deste grande profissional do mundo do box! Sim Sr., convivi com ele como poucos... Pois, como é do conhecimento de alguns fui encarregado do ginásio, o que o Agostinho já referiu algures, noutro blog. Este profissional tinha um ar “so cool” que só isso já desconsertava qualquer oponente! Lembro quando ele disse que um round de box, três minutos, equivalia a uma milha de distância a bom correr... E muitas coisas mais, tais como: esquerdo, esquerdo, esquerdo, direito... ao treinar-se a sós, conhecido como exercício sombra, etc., etc.
    SIM SR., Grande Profissional!
    Leiria.

    ResponderEliminar
  3. O Professor Ricardo Ferraz.

    Antes dele falecer encontrei na Estefânia, onde pela última vez tive i prazer de o cumprimentar.

    Bem haja PROFESSOR RICARDO FERRAZ.

    Quando meu instrutor na Escola de Fuzileiros.

    Nos meus 17 anos, tinha a mania que sabia de boxe.

    O Prefessor convidou - me para o ringue.

    Levei o bastante, para apreender um pouco mais.

    Professor creio que para os FUZILEIROS - foste um MESTRE.

    Os Comandos e os Páras, creio que também tiveram o privilégio, de ter apreendido bastante consigo.


    Os MESTRES não morrem, ficam sempre os seus ensinamentos.

    Um abraço.

    Veiga - DFE 3 e 12 - Guiné 67/71.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde.
    Fiquei surpreendido, quando reparo qu o meu comentário, não tinha sido publicado.
    um abraço
    veiga
    (dfe 3 e 12 - guiné 67/71)

    ResponderEliminar