nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

sábado, 3 de dezembro de 2011

A Fábrica do Biscoito!


Todos os interessados sabem que, no tempo das caravelas, foi criada em Vale de Zebro, no estuário do rio Coina, a Fábrica do Biscoito e os Moinhos de Maré que a abasteciam de farinha. Era preciso levar provisões para as longas viagens ao sabor do vento e nada melhor que aqueles duros biscoitos que eu tão bem conheci nas «Rações de Combate».
A eclosão da Guerra Colonial transformou a Fábrica numa escola para formar Fuzileiros. E a represa de água que fazia mover os moinhos de maré transformou-se na Pista de Lodo que tantas dores de cabeça deu a tanta gente.


Veio o 25 de Abril, acabou-se a guerra em África e a Escola de Fuzileiros e a respectiva Pista de Lodo passaram a ser motivo de brincadeiras e filmagens mais ou menos engraçadas para animar programas de televisão e encher o Youtube. A velha mística dos fuzileiros, arrastada na lama no pós-25 de Abril, tinha-se praticamente evaporado.


Agora, todos estes anos depois, aconteceu a «Dívida Pública», veio a «Troika» governar o país e dizem-nos que não temos dinheiro nem para mandar cantar um cego. Pior que isso, dizem-nos que a dívida é tão grande que vamos ter que endossá-la aos nossos filhos e netos.
Cabe-me o direito de aqui expressar livremente a minha opinião e parece-me oportuno dizer que o mais sensato seria "desarmarmos" as Forças Armadas, uma vez que não há dinheiro para lhes pagar o Pré e, afinal, vivemos num país pacifíco que não pode nem quer entrar em mais nenhuma guerra.
E poderíamos então reabrir a «Fábrica do Biscoito» em Vale de Zebro. Fazer biscoitos parece-me um negócio rentável e andamos tão precisados de exportações!

5 comentários:

  1. A fábrica do biscoito, o malagueiro e a pista do lodo, há 45 anos, parece que foi ontem, temos de programar um domingo para fazer-mos a pista do lodo!

    ResponderEliminar
  2. OLÁ A TODOS:
    Nota-se e sente-se,um vazio temporal relativamente ao da guerra colonial/ultramar.Desta maneira tambem entendo que era preferível esta casa, recomeçar novamente a comercializar biscoitos, para que Portugal possa sair desta porcaria em que nos meteram e até me roubaram o subsídeo de Natal e o de Férias.Mas falando na "fábrica do biscoito" que eu gosto mais de lhe chamar escola de fuzileiros,creio que esta instituição ficou marcada na mente de quase todos que na sua juventude disseram que dos fracos não reza a história. Dá a impressão que por lá ficaram os "fantasmas das brumas,
    não das brumas da ilusão" mas os da realidade,que brincaram connôsco alagando-nos o físico e o espirito, nos pântanos e lodaçais do rio´, que o profissionalismo mais tarde os levaria por oceanos e os havia de honrar.Falo assim, mesmo sabendo que possa divergir com alguns, que respeito,mas que nunca entenderam ou não sentiram esta nossa e meritória fábrica do biscoito.
    Pergunta tintinade,pergunta mais uma vez,bem alto,à blogsfera, se andam por aqui marinheiros.
    Saudações marinheiras.

    AMÉRICO

    ResponderEliminar
  3. NAO SEJAM CALDEREIROS6 de dezembro de 2011 às 10:27

    Inteiramente d'acordo com você My Dear Twenty Nine.
    O facto de ter tornado anti-militarista so nos tràs inimigos,porque ninguém quer perder o tacho.
    Nossos Chefes "de merda" estao presos pelos cornos e nao podem tomar decisoes que lhes tragam problemas e riscos de perder o tacho em beneficio desses que jà o têm .
    Os talibans nao fazem melhor do que esses incultos que nos chupam o sangue. Veja-se : esses filhos de puta (que a mae nao tem culpa),mas que devia de ter abortado assim que os conceberam! Acabar com os professores de português no estrangeiro, é menos rentavel que pagar um comandante que nao comanda nada e manda apenas coices na parede!
    Nao vale a pena continuar porque muitos dos que seguem estes blogs estao dentro do sistema e se camafulam.Nos nao podemos estar dentro e fora;quem assim é nao tem moral e pode falar mal (dar coices) aos revolucionarios.
    Carlos dizes nao estar à vontade a pensar que Portugal pode ser ameaçado de sair da zona euro.Quando nos nascemos pra lagartixa nunca chegaremos a jacaré e todo Mundo sabe que os porcos "PIGS" nao tinham condiçoes para entrar no club e foi fazendo trafulha e continuam a faze-la e os sérios que se fodam.
    Nada mais e um abraço para todos os fora do sistema !
    Filipe

    ResponderEliminar
  4. Não quero ser desmancha prazeres, pois até gosto de biscoitos, e já agora de tudo quanto é doce, se não fosse o malvado do colesterol vingava-me, assim só de longe a longe, mas o que eu preferia é que em vez dos biscoitos, ou em simultâneo com eles fosse reactivada a cozinha que ficava mais ou menos no local onde hoje está o Museu, porque com a crise que aí está, (e parece que veio para ficar), um gajo sempre passava por lá para dar ao serrote, e beber uma pinga, e já agora se lá voltasse o Cabo do Rancho, Alexandre, não era mau pois era bom Homem e não deixava ninguém de barriga vazia.
    Um abraço
    Virgílio

    ResponderEliminar
  5. Alguém sabe a história das instalações da Escola antes da existência da Fábrica do Biscoito?
    Falaram-me de um Convento, de monges e freiras e todas essas coisas. Terá lá existido isso antes dos biscoitos?
    Quem souber que bote faladura!

    ResponderEliminar