nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Os Casapianos!

Na recruta de Março de 1962 havia 2 camaradas vindos da Casa Pia, o Joaquim Pedro e o Victor Manuel. Eles foram inspeccionados no mesmo dia, receberam números consecutivos e foram enviados para a Escola de Vale de Zebro num dia muito especial para mim, o dia que eu comemorei o meu 18º aniversário, 9 de Março de 1962.
Só por isso já este facto seria digno de ser recordado até hoje, quase 50 anos depois. Mas há mais. Eles e mais uns poucos que os acompanharam nesse dia, completaram o primeiro pelotão da nossa recruta, comandado pelo Sargento Pastor. No dia seguinte, eu e mais uma vintena de outros mancebos começamos a dar vida ao segundo pelotão, o do Sargento Bicho. Começou ali a história da nossa vida em conjunto.
Convivemos durante os seis meses seguintes e depois o destino separou-nos. Eu parti para Moçambique, incorporado na Companhia Nº 2, enquanto que eles os dois ingressaram no Curso de Fuzileiros Especiais. Até hoje nunca mais encontrei o Victor Manuel. O Joaquim Pedro reencontrei-o no dia 22 de Maio do ano passado, durante o nosso convívio de 2011.
Não tive o cuidado de lhe pedir o seu contacto, de modo que lhe perdi de novo o rasto. Hoje com a ajuda de um outro filho da escola, voltei a entrar em contacto com ele. Mais um elo da nossa cadeia de «filhos da escola» que foi fechado. Agora resta-me dirigir todos os meus esforços para a procura do Victor Manuel de modo a ter os dois junto a mim, de novo, na Escola de Fuzileiros, no dia em que lá celebrarmos as nossas Bodas de Ouro.

1 comentário:

  1. Recebi uma queixa sobre aquilo que acima está escrito. Dizem-me que nem um nem outro frequentaram o Curso de Fuzileiros Especiais.
    Como não tenho a certeza, tenho que limitar-me a aceitar a reclamação.

    ResponderEliminar