nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

sábado, 30 de dezembro de 2017

Feliz Ano Novo !


A todos os filhos da escola desejo um Ano Novo cheio de prosperidades. Que nos traga muita saúde e que os nossos sonhos se concretizem. E, se não for pedir muito, que nos livre de políticos interesseiros e corruptos!

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

É Natal, é Natal !


Já se realizou a Festa de Natal dos Filhos da Escola de Fuzileiros, no passado fim de semana. Eu bem gostava de lá ter estado, mas a distância é muita para as minhas pernas. Estive a ver as fotos com o maior cuidado para ver se encontrava filhos da minha escola, ou caras conhecidas, mas não tive muita sorte. Apenas duas caras fazem parte das minhas memórias, a do Armando Bré, filho da minha escola e voluntário como eu, e a do Adriano Costa, o maior e mais antigo representante dos fuzos do norte.
Aproveito esta oportunidade para desejar a todos os "escolinhas" um Feliz Natal e um Ano Novo de 2018 cheio de coisas boas.

domingo, 12 de novembro de 2017

A última viagem !

Em Março de 1962, veio de Lamego para assentar praça na Armada. Passou na inspecção a que foi submetido no Corpo de Marinheiros, recebeu o Número de Matrícula na Armada 16572, e seguiu para Vale de Zebro para fazer a recruta e tornar-se fuzileiro.
Depois de cumprido o seu tempo de Marinha, salvo erro com 4 comissões no Ultramar (CF9+CF10+CF12+Pelotão de Reforço), não quis ficar longe da Escola e arranjou residência em Palhais. Hoje, o Fernando Monteiro, fechou os olhos para sempre e amanhã, depois da cerimónia fúnebre, regressará a Lamego de onde saiu, há 55 anos.
Os rins deixaram de funcionar, ainda fez hemodiálise durante uns tempos, mas a natureza seguiu o seu curso, tal como estava destinado no Livro da Vida, e a sua passagem por este "vale de lágrimas" terminou.
Que Deus lhe conceda o eterno descanso!

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Ainda o Ludgero!


A morte do Ludgero, no dia 13 de Outubro, fez-me pensar na sorte que terão tido os outros camaradas que com ele foram para Inglaterra fazer o tal curso nos Royal Marines. Sei que o Pascoal Rodrigues que foi comandante do DFE4, em Angola, está no Brasil e, tanto quanto sei, vivo. O Ludgero acabou de falecer, no Barreiro, E os outros dois?
O Claudino foi para Angola, no DFE3 e o Santinhos seguiu o mesmo destino, no DFE4. E depois disso, o que lhes aconteceu? São ainda vivos ou já faleceram? Alguém sabe responder a estas questões?

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Faleceu o Piçarra!


Faleceu hoje, dia 13 de Outubro, o Ludgero, conhecido entre os fuzileiros pela alcunha de Piçarra, um dos 4 primeiros fuzileiros com o curso feito nos Royal Marines, em Inglaterra. O seu corpo está em câmara ardente na capela da Quinta da Lomba, Barreiro, até á hora do funeral.
Requiescant in pace!

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Por muito que olhe...!

... não reconheço ninguém!


Pelo aspecto do ambiente, em volta dos "esfomeados" talvez tenha sido tirada no Cobué, em 1967, e talvez o António Páscoa Querido faça parte do grupo e me consiga ajudar.
O primeiro, em pé, do lado direito, parece-me o Tenente Ferraz. E o de barbas e T Shirt branca o Comboio. Espero que alguém comente para saber como vai essa memória!

segunda-feira, 3 de julho de 2017

E o tempo passa ...!

Já faz, hoje, um mês que estivemos no Camelo de A dos Cunhados!
E dentro de alguns dias fará 55 anos que fizemos o «Juramento de Bandeira», em Vale de Zebro!
Por falar nisso, no próximo sábado, dia 8 de Julho, comemora-se mais um «Dia do Fuzileiro» na nossa casa-mãe. Nas incorporações recentes há cada vez menos filhos da escola e das antigas cada vez há mais que recebem a guia de marcha para a "viagem sem retorno", ou seja, cada vez há menos candidatos a comemorar este dia.


Por vezes dou comigo a pensar se, depois de fecharem os olhos todos aqueles que participaram na Guerra do Ultramar, ainda continuará a comemorar-se o dia do fuzileiro. Acho que não me engano se disser que a camaradagem que se criou em tempo de guerra é qualquer coisa de muito diferente do sentimento que une os fuzileiros de agora e isso é ainda o combustível que, ano após ano, faz os camaradas regressar à sua Escola para se reencontrarem.
Um bom dia de festa para quem lá puder ir que eu já não posso.

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Convívio 2017!


Dos cerca de 300 mancebos que em Março de 1962 iniciaram a recruta na Escola de Fuzileiros, só estes 11 compareceram ao convívio dos «Filhos da Escola - Março 62», em A dos Cunhados.
Sei que a organização do evento esteve a cargo de um filho da Escola de Alunos Marinheiros, mas isso não é desculpa suficiente para não marcarem presença.
A idade começa a pesar, essa é que é essa!
Deixo a imagem com os velhos números de matrícula que os novos ninguém conseguiu memorizar.

terça-feira, 23 de maio de 2017

Filho da Escola de partida!


Numero de Matrícula 16371 - Joaquim Pedro Correia da Silva

Segundo informações recebidas por telefone, faleceu hoje o «Casa Pia», nosso camarada de recruta e meu "quase" vizinho de tarimba na Caserna dos Voluntários da Escola de Fuzileiros.
Como profissional, depois de abandonar a Marinha, foi motorista de pesados e, especialmente depois de se reformar, grande frequentador das tertúlias de fado de Lisboa, onde fazia uma perninha como fadista. Pela quantidade de amigos que fizeram publicações na sua conta do Facebook e pelo teor das mensagens, nota-se que era pessoa muito considerada.
Paz à sua alma!

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Parada da guarda!


Ao olhar para este grupo de fuzileiros (da CF8) podia pensar-se que estão de partida, ou a chegar de alguma operação de patrulha nas redondezas da Base Naval de Metangula. Nada mais errado, trata-se apenas da distribuição da guarda, logo após a formatura da praxe. Normalidade absoluta na operação de guarnição que fazia parte da função principal da nossa Companhia naquela Unidade de Marina.
Esta foto foi-me cedida pelo António Azevedo (do lado esquerdo da imagem, com o joelho em terra). Por trás dele, em pé, está o Martins, filho da escola de Setembro de 62, que fez meia comissão na CF1, em Angola, e depois foi comigo para Moçambique. Só descobri que morava em Vila Pouca de Aguiar 6 meses depois de ele ter falecido. Infelizmente, também o Azevedo já partiu deste mundo, como foi aqui reportado na altura própria e pode ser visto recorrendo ao «Obituário» que faz parte das etiquetas que aparecem na coluna aqui ao lado.

quarta-feira, 1 de março de 2017

Mais um desistente!

A nossa vida é uma corrida de fundo, em que o vencedor não é escolhido por ser o que primeiro que corta a meta, mas aquele que aguenta mais quilómetros, neste caso anos, sem atirar a toalha ao chão. Para sair vencedor nesta prova tem que se estar bem preparado, tratar muito bem da saúde ao longo da vida e pedir à sorte que nos acompanhe para evitar qualquer percalço. É, no entanto, inevitável que a cada quilómetro percorrido alguém fique pelo caminho. Ontem foi a vez do meu camarada Edgar  Batista (Número de Matrícula da Armada 16993 - 7627.62).


Há cerca de duas semanas, ele sofreu um AVC e, encontrando-se sozinho em casa, passou muitas horas (podem ter sido dias) sem qualquer assistência. Foi hospitalizado, mas logo à partida se sabia que a recuperação seria muito problemática e poderia ficar com sequelas gravíssimas. Ontem, atirou a toalha ao chão, deixou de respirar e partiu para aquele lugar de onde ninguém regressa. É apenas uma questão de tempo, mas todos nós, os seus camaradas que com ele assentaram praça nos fuzileiros, em Março de 1962, o seguiremos nessa viagem. Dentro de não muitos anos, quando o clarim tocar para a formatura, todos nós responderemos "pronto", não faltará nenhum.
O Edgar fez a recruta e o ITE comigo, na Escola de Fuzileiros e depois disso separámos-nos. Ele inscreveu-se no Curso de Fuzileiros Especiais e eu na Companhia de Fuzileiros Nº 2 que estava pronta para sair para Moçambique. Em Setembro de 1963 inscreveu-se no DFE6 e partiu para Angola, onde ficou até ao fim de Outubro de 1965. E no fim de Maio do ano seguinte, desta vez como membro da CF10, partiu novamente para Angola numa segunda comissão que durou até Agosto de 1968.
Daí em diante não sei o que foi a sua vida, pois só voltei a reencontrá-lo em 2002, ano em que comecei a frequentar os convívios dos «Filhos da Escola» organizados por um trio de camaradas da Escola de Alunos Marinheiros, de Vila Franca de Xira. Doravante não haverá mais convívios.
Descansa em paz, camarada Edgar! 

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Adeus camarada!


Número de matrícula da Armada 15973 - Primeiro recrutamento de fuzileiros, setembro de 1961.
Comissão em Moçambique, de 1962 a 1965, na Companhia de Fuzileiros Nº 2.
Sentidas condolências à família.
Que descanse em paz:

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Adeus, filho da escola!

A primeira semana de cada mês traz-me notícias da Marinha através da Revista da Armada. E por vezes essas notícias não são nada boas, tal como aconteceu desta vez.
Na lista dos falecimentos, publicados na Revista deste mês de Fevereiro, aparece o nome de um filho da minha escola e que, para além disso, foi meu camarada de comissão da CF8.
8456.62 - José Júlio Lobo Pacífico
Da classe de Telegrafistas era agora Sargento-Ajudante Reformado e morava na margem-sul, perto do Tejo e da Base Naval, como compete a um bom marinheiro. Nunca quis participar nos convívios anuais que tenho vindo a organizar, o que faz com que nunca mais o tenha visto depois da primavera de 1968, quando regressamos de Moçambique. Agora não terei outra oportunidade.
Que descanse em paz e, se era crente, que Deus lhe reserve um lugar à sua direita!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Em Angola!

Na lista abaixo apenas as Unidades de Fuzileiros que participaram na guerra nesta antiga colónia portuguesa.

UNIDADE PARTIDA REGRESSO DESTINO
DFE01 10-11-1961 14-07-1963 ANGOLA
CF01 31-05-1962 17-06-1964 ANGOLA
DFE03 28-08-1962 02-12-1964 ANGOLA
DFE04 26-02-1963 30-03-1965 ANGOLA
DFE05 21-06-1963 25-07-1965 ANGOLA
DFE06 21-09-1963 02-11-1965 ANGOLA
CF04 22-05-1964 21-06-1966 ANGOLA
DFE11 21-10-1964 15-12-1966 ANGOLA
CF05 30-10-1964 12-01-1967 ANGOLA
DFE02 30-06-1965 03-07-1967 ANGOLA
DFE13 14-10-1965 30-09-1967 ANGOLA
CF10 27-05-1966 20-08-1968 ANGOLA
CF01 23-11-1966 31-01-1969 ANGOLA
CF11 05-12-1966 03-02-1969 ANGOLA
DFE11 12-06-1967 20-07-1969 ANGOLA
DFE02 09-08-1967 16-11-1969 ANGOLA
CF07 20-07-1968 05-08-1970 ANGOLA
CF05 25-07-1968 21-09-1970 ANGOLA
CF08 20-12-1968 19-12-1970 ANGOLA
CF09 07-01-1969 22-02-1971 ANGOLA
DFE10 28-04-1969 03-04-1971 ANGOLA
DFE01 15-10-1969 15-10-1971 ANGOLA
CF04 07-07-1970 23-07-1972 ANGOLA
CF06 13-08-1970 16-08-1972 ANGOLA
CF07 05-11-1970 28-11-1972 ANGOLA
CF05 10-01-1971 23-01-1973 ANGOLA
DFE06 06-03-1971 21-03-1973 ANGOLA
DFE10 25-09-1971 06-11-1973 ANGOLA
CF01 09-07-1972 07-07-1974 ANGOLA
CF03 05-08-1972 13-09-1974 ANGOLA
CF04 27-11-1972 17-12-1974 ANGOLA
CF06 08-01-1973 22-01-1975 ANGOLA
DFE02 16-03-1973 15-02-1975 ANGOLA
DFE06 08-10-1973 27-03-1975 ANGOLA
CF08 28-06-1974 24-04-1975 ANGOLA
CF12 04-12-1974 10-11-1975 ANGOLA
CF05 21-01-1975 10-11-1975 ANGOLA
DFE01 16-07-1975 22-11-1975 ANGOLA
CF09 09-09-1975 10-11-1975 ANGOLA

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Os fuzileiros na Guerra Colonial!

De modo a permitir a consulta a quem se interessa por estas coisas, elaborei uma lista de todos os Destacamentos e Companhias de fuzileiros que participaram na Guerra do Ultramar (ou Colonial) a qual podem consultar aqui abaixo.
A ordem por que aparecem listados é a data de saída de Lisboa sendo assim mais fácil perceber a cronologia dos acontecimentos.
Houve também cerca de uma dúzia de pelotões (de reforço) que foram enviados para guarnecer os comandos navais, ou tapar buracos nas outras unidades em campo, mas os dados que tenho em meu poder não me permitem fazer um trabalho como gosto de apresentar pelo que prefiro deixá-los de fora.

UNIDADE
PARTIDA
REGRESSO
DESTINO
DFE01
10-11-1961
14-07-1963
ANGOLA
CF01
31-05-1962
17-06-1964
ANGOLA
DFE02
06-06-1962
02-07-1964
GUINÉ
DFE03
28-08-1962
02-12-1964
ANGOLA
CF02
11-10-1962
11-04-1965
MOÇAMBIQUE
DFE04
26-02-1963
30-03-1965
ANGOLA
CF03
04-06-1963
20-07-1965
GUINÉ
DFE05
21-06-1963
25-07-1965
ANGOLA
DFE06
21-09-1963
02-11-1965
ANGOLA
DFE07
30-09-1963
31-08-1965
GUINÉ
DFE08
29-10-1963
30-10-1965
GUINÉ
DFE09
22-02-1964
18-02-1966
GUINÉ
CF04
22-05-1964
21-06-1966
ANGOLA
DFE10
19-06-1964
24-06-1966
GUINÉ
DFE11
21-10-1964
15-12-1966
ANGOLA
DFE01
21-10-1964
25-12-1966
MOÇAMBIQUE
CF05
30-10-1964
12-01-1967
ANGOLA
CF06
01-03-1965
06-06-1967
MOÇAMBIQUE
DFE12
18-06-1965
24-07-1967
MOÇAMBIQUE
DFE02
30-06-1965
03-07-1967
ANGOLA
CF07
30-06-1965
15-06-1967
GUINÉ
DFE03
18-08-1965
16-05-1967
GUINÉ
DFE13
14-10-1965
30-09-1967
ANGOLA
DFE04
14-10-1965
02-08-1967
GUINÉ
CF08
06-11-1965
14-03-1968
MOÇAMBIQUE
DFE05
06-11-1965
29-11-1967
MOÇAMBIQUE
DFE06
29-01-1966
10-11-1967
GUINÉ
CF10
27-05-1966
20-08-1968
ANGOLA
DFE07
06-06-1966
30-04-1968
GUINÉ
CF09
27-07-1966
15-05-1968
GUINÉ
DFE08
09-11-1966
18-12-1968
MOÇAMBIQUE
CF01
23-11-1966
31-01-1969
ANGOLA
CF11
05-12-1966
03-02-1969
ANGOLA
DFE09
04-02-1967
02-04-1969
MOÇAMBIQUE
CF02
12-04-1967
20-07-1969
MOÇAMBIQUE
CF03
05-05-1967
15-03-1969
GUINÉ
DFE10
05-05-1967
15-03-1969
GUINÉ
DFE11
12-06-1967
20-07-1969
ANGOLA
DFE01
03-07-1967
19-07-1969
MOÇAMBIQUE
DFE03
20-07-1967
11-05-1969
GUINÉ
DFE02
09-08-1967
16-11-1969
ANGOLA
DFE04
20-10-1967
15-12-1969
MOÇAMBIQUE
DFE12
28-10-1967
22-10-1969
GUINÉ
CF04
31-01-1968
21-03-1970
MOÇAMBIQUE
DFE13
10-04-1968
03-03-1970
GUINÉ
CF06
01-05-1968
03-03-1970
GUINÉ
CF07
20-07-1968
05-08-1970
ANGOLA
CF05
25-07-1968
21-09-1970
ANGOLA
DFE06
12-10-1968
25-09-1970
MOÇAMBIQUE
CF08
20-12-1968
19-12-1970
ANGOLA
CF09
07-01-1969
22-02-1971
ANGOLA
DFE05
08-02-1969
02-03-1971
MOÇAMBIQUE
CF10
15-02-1969
20-01-1971
GUINÉ
DFE07
15-02-1969
21-09-1970
GUINÉ
DFE08
14-04-1969
22-02-1971
GUINÉ
DFE10
28-04-1969
03-04-1971
ANGOLA
CF01
20-05-1969
18-06-1971
MOÇAMBIQUE
DFE09
28-05-1969
09-08-1971
MOÇAMBIQUE
DFE03
06-10-1969
17-07-1971
GUINÉ
DFE01
15-10-1969
15-10-1971
ANGOLA
DFE11
31-10-1969
04-02-1972
MOÇAMBIQUE
DFE12
20-01-1970
02-12-1971
GUINÉ
CF03
26-01-1970
08-12-1971
GUINÉ
CF02
04-02-1970
31-01-1972
MOÇAMBIQUE
CF04
07-07-1970
23-07-1972
ANGOLA
DFE02
05-08-1970
10-05-1972
MOÇAMBIQUE
CF06
13-08-1970
16-08-1972
ANGOLA
DFE04
13-08-1970
24-06-1972
GUINÉ
CF07
05-11-1970
28-11-1972
ANGOLA
CF11
31-12-1970
20-10-1972
GUINÉ
CF05
10-01-1971
23-01-1973
ANGOLA
DFE13
10-01-1971
20-10-1972
GUINÉ
DFE07
22-01-1971
07-11-1972
MOÇAMBIQUE
DFE06
06-03-1971
21-03-1973
ANGOLA
CF10
12-05-1971
25-05-1973
MOÇAMBIQUE
DFE05
02-07-1971
14-04-1973
MOÇAMBIQUE
DFE08
04-07-1971
18-04-1973
GUINÉ
DFE10
25-09-1971
06-11-1973
ANGOLA
CF08
19-11-1971
07-09-1973
GUINÉ
DFE09
04-12-1971
03-12-1973
MOÇAMBIQUE
CF09
17-01-1972
15-01-1974
MOÇAMBIQUE
DFE03
02-05-1972
21-05-1974
MOÇAMBIQUE
DFE12
07-06-1972
05-04-1974
GUINÉ
CF01
09-07-1972
07-07-1974
ANGOLA
CF03
05-08-1972
13-09-1974
ANGOLA
CF02
06-10-1972
11-07-1974
GUINÉ
DFE01
06-10-1972
28-07-1974
GUINÉ
DFE11
31-10-1972
02-11-1974
MOÇAMBIQUE
CF04
27-11-1972
17-12-1974
ANGOLA
CF06
08-01-1973
22-01-1975
ANGOLA
DFE02
16-03-1973
15-02-1975
ANGOLA
CF11
05-04-1973
20-11-1974
MOÇAMBIQUE
DFE04
07-04-1973
21-10-1974
GUINÉ
CF07
06-05-1973
30-11-1974
MOÇAMBIQUE
CF05
23-08-1973
09-10-1974
GUINÉ
DFE06
08-10-1973
27-03-1975
ANGOLA
DFE08
03-12-1973
01-12-1974
MOÇAMBIQUE
CF10
13-01-1974
05-06-1975
MOÇAMBIQUE
DFE05
09-02-1974
30-10-1974
GUINÉ
DFE10
12-05-1974
09-07-1975
MOÇAMBIQUE
CF08
28-06-1974
24-04-1975
ANGOLA
CF09
28-07-1974
24-08-1974
GUINÉ
CF12
04-12-1974
10-11-1975
ANGOLA
CF05
21-01-1975
10-11-1975
ANGOLA
DFE01
16-07-1975
22-11-1975
ANGOLA
CF09
09-09-1975
10-11-1975
ANGOLA