nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Pelotão do Bicho!

Já não me lembro de onde veio esta fotografia, mas está ligada ao nome de Manuel Bicho e suponho, portanto, que deve estar relacionada com a CF10, em que o Tenente Manuel Pereira Bicho era o 2º Comandante. Durante a minha recruta, na Escola de Fuzileiros, tive um sargento Bicho como comandante do meu pelotão. Só não posso garantir que se trate do mesmo "bicho" A fotografia não é muito nítida e a minha memória está mais desfocada ainda para ser capaz de o reconhecer.
Mas pode ser. Ter chegado a 2º Tenente em 10 anos não parece difícil. E nesta comissão da CF10 os grumetes recrutas do «Pelotão do Bicho» já carregavam nos ombros as divisas de 2º Sargento.
Como o Budens também fez parte desta Companhia, vou enviar-lhe uma cópia desta foto por e.mail e perguntar-lhe se se trata mesmo do nosso «Bicho».

5 comentários:

  1. Carlos, o sargento Bicho foi também dos que me deu recruta: além do Martins de Setúbal, Vitorino, Jaime, Candeias e Pastor…, entre outros que não me lembro agora. Se tiveres mais nomes de sargentos publica que é para os irmos relembrando.
    Sabes que todos estes sargentos eram monitores antes da formação dos Fuzileiros, essa a razão porque foram os que tiveram mais sucesso, na nova arma; porque na altura já eram marinheiros ou cabos. Dali a sargentos, para eles, foi um saltinho e a oficiais foi só mais um. Todavia, para todos os outros, excluindo os em cima; só aconteceu meses depois de eu estar na Marinha.
    Mais tarde, como deves lembrar-te, é que abriu o quadro para as outras especialidades.
    Dos fuzileiros originais seriam os primeiros 75, e logo os da minha escola, com melhor possibilidade de trepar, ou antes de sermos empurrados caso, optássemos por isso e a cabecinha o permitisse. No meu caso, poderia ter ingressado no segundo grau pouco tempo depois do nosso regresso de África.
    Saúde!

    ResponderEliminar
  2. E o Trindade, o Lagarto, o Gameiro, o Caldeira, são os que agora me vêm à ideia.

    ResponderEliminar
  3. Destes que denominas, conheci o Trindade, matulão que nos dava aulas sobre o armamento, uma vez que era artilheiro, se não me engano.
    Do Caldeira lembro-me do nome mas não consigo colocar-lhe a cara. O Lagarto e Gameiro não me dizem nada por agora.
    Quanto aos que foram connosco para África, sabes se também eram monitores, ou ingressaram nos Fuzileiros vindos de outras especialidades?
    Continua que estou gostando, pá!
    Saúde!

    ResponderEliminar
  4. ola camaradas estive na guine com o bicho e com o antonio de oliveira lagarto isto em 1963. como eu era muito de brincar cortumava chamar bicho ao lagarto e ele respondia que nao era bicho que era lagarto e eu depois dizia-lhe ,entao lagarto nao e um bicho.havia de seguida gargalhadas gerais ,so ele nao ficava contente.fernando maudslay

    ResponderEliminar
  5. Somos ex-aluno da Escola de Aprendiz de Marinheiro. Estamos procurando os camaradas que passaram pelas EAM. Temos uma página para recados na net. Somos os administradores do site

    http://www.empalamado.com/asp/guestbook.asp

    Visite e deixe um recado para outros da sua turma, passe esse endereço aos seus amigos para se encontrarem lá,

    Um abraço e esperamos o seu comentário. Divulgue esta página a todos os que você conhece, quem sabe num futuro próximo não teremos fotos de todos da tua turma e fazemos votos que você encontre aquele camarada que você conheceu lá e mata a saudade dele.
    Vamos manter contato pelo site, vamos rever os velhos amigos que não vemos a anos.
    Para isso precisamos de sua ajuda. Não custa nada mandar um email ao seu amigo de marinha e pedir para deixar um comentário. Esta página está sendo atualizada quase todo dia e estamos melhorando. Vamos fazer um grande acervo da nossa turma, e mostrar com orgulho para nossa familia. Que tal? Gostaria de participar?
    Aguardamos sua resposta.
    Abraços

    Se desejar postar fotos da época é só mandar para nosso email, você estará enriquecendo o nosso acervo, que também é seu, MANDE SUA FOTO OU DO LUGAR ONDE VOCÊ SERVIU, ou qualquer foto da marinha para outros matarem a saudade de você. Mande para um dos seguinte email:

    empalamado@gmail.com
    ou
    contato@empalamado.com

    OBRIGADO PELA COLABORAÇÃO

    ResponderEliminar