nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

domingo, 22 de janeiro de 2012

Coisas da Marinha!


Hoje, logo de manhãzinha, fui dar uma olhadela ao documento que a 3ª Repartição me enviou, para o caso de me ter escapado algum pormenor que possa levar-me a encontrar algum dos filhos da escola que não sei ainda por onde andam. E fiquei surpreendido com algumas coisas que lá encontrei. Ora vejam:
1º - O Leonel Valadas (7905) tinha o posto de 2º Marinheiro quando saiu da Marinha. Eu estava plenamente convencido que esse posto só foi criado nos tempos modernos, coisas do pós-25 de Abril. Será que o Leonel ficou assim tantos anos na Briosa e nunca mereceu as divisas de Cabo. E se fez o 1º Grau e foi promovido a Marinheiro, foi despromovido depois? Ou o pessoal da Direcção do Serviço de Pessoal meteu água?
2º - O Francisco Martins (7974) continua como Mar (posto) C (Classe) depois de ter concorrido a fuzileiro especial, ter feito uma comissão de serviço no DFE10, na Guiné, de onde regressou em 1966. Será que não mereceu o pequeno esforço de anotarem no seu processo que tinha passado para o quadro de fuzileiros?
3º - O Manuel A.Ferreira (8415) chegou a 1º Tenente e acredito que seja um honrado oficial na reforma da Marinha de Guerra Portuguesa e não sabem onde ele mora para me darem a informação?
4º - O António Ferreira (8619) saiu da Marinha com o posto de 2º Grumete. Como é isso possível se teve direito a um número da 11ª Série, o que significa que no princípio de 1964 ainda fazia parte da Briosa? Sim, porque em Setembro de 1963 todos os filhos da nossa escola foram promovidos a 1º Grumete!
Se tudo isto é água que os serviços meteram, então aquilo está pior que o «Costa Concordia»!

4 comentários:

  1. Quem sabe se ao lado não terão uma secretária loira e moldava!

    ResponderEliminar
  2. Tentando dar uma ajuda,socorri-me da Lista da Armada,para encontrar o 8415 Manuel A.Ferreira que
    supostamente teria o posto de 1Ten.
    Não o consegui encontrar mesmo nos
    Cap Tenentes(poderia ter sido promovido).
    A LISTA da ARMADA está á disposição do pessoal da Reserva e Reforma atraves da Intranete da Marinha e que se inscreva para tal.
    Aqui pode ser visto todos os Of,Sarg e Praças do quadro no activo,Reserva e Reforma ,bem como mais situações de Quadros,Medalhas e condecorações,Uniformes,
    Precedencias e mais...
    Bom dia e boa "luta" de pesquisa.

    ResponderEliminar
  3. No seguimento do anterior comentário informo que após melhor
    pesquisa,sim, encontrei o 841562
    1ten SEF-Manuel do Amaral Ferreira.
    Consta na folha da Lista da Armada
    nº 11.167 na situação de Reformado
    desde 31/10/97.A 3ª Rep.deve ter a
    morada.Se a pode fornecer,já não sei.
    Todo o pessoal da Armada fora do serviço,deve manter na Repartição
    a sua morada actualizada.Alguns
    esquecem-se e ficam incontactaveis.
    Um Abraço e muita saude.

    ResponderEliminar
  4. Camarada e amigo Moisés,
    muito obrigado pela ajuda. Eles, de facto, deram-me uma morada em Almada, mas outros me informaram que agora mora no Feijó.
    Eu escrevi-lhe uma carta a que não me respondeu. Parece que depois de um processo complicado de divórcio se tornou um tanto ou quanto "despassarado" e não se dá com ninguém.
    Sendo assim, não estará por certo aberto a confraternizações com os antigos camaradas.

    ResponderEliminar