nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Ora então vamos a isso, à CF1!

Depois de ter tratado do assunto do Tenente Ferraz e de tentar, por todos os meios, detectar o problema dos comentários deste blog cujos avisos não recebo no mail (coisa que não consegui), é tempo de voltar ao assunto da CF1, primeira Companhia de Fuzileiros a partir para a Guerra do Ultramar, nos princípios de 1962. Não sei precisar a data, mas como cheguei à Escola de Fuzileiros no dia 10 de Março desse ano, lembro-me de os ver andar de um lado para o outro, em formaturas ao lado das nossas, onde com muito custo aprendíamos a marcar passo, preparando-se para a viagem eminente.
Por falar em marcar passo, o que nos ríamos com aqueles que não conseguiam acertar o ritmo dos braços com o das pernas. Houve até um recruta do meu pelotão que ganhou a alcunha de «Lambreta» por causa disso. Ele abanava os dois braços à frente do corpo, sem qualquer sincronismo com as pernas, que parecia estar a guiar a dita lambreta. Muita coisa aconteceu naquele primeiro semestre de 1962 e muitas páginas já escrevi sobre isso.
Mas voltando ao assunto deste post, a CF1, recebi algumas fotos do Américo Pinho, cujos comentários em mensagens anteriores talvez tenham lido, que vou publicar aqui para tentar chamar a atenção do pessoal que fez parte desta Unidade. Sei que os mais novos de todos eles eram da Escola de Setembro de 1961, o que faz deles rapazes com 72 anos de vida actualmente e só aqueles que ainda não partiram ao encontro do Criador. Todos sabemos que com essa idade não há muitos craques das novas tecnologias de informação, mas sempre temos o Américo (15670), o Sousa (15640), o Gonçalves (16202) e o Braulio (15541) que espero apareçam por aqui e façam grandes comentários. Ou, quiçá, queiram contar histórias que possamos publicar aqui.
Salvo erro, o Braulio mora em Barcelona e há muito tempo que não leio qualquer comentário seu. Hei-de dar uma espreitadela no blog do Leiria (Fuzileiros Aventureiros), pois me parece que ele era um dos seguidores. Uma curiosidade que quero aqui referir é o seu número de matrícula que é imediatamente anterior ao do Joaquim Salema (15542) que fez comissão comigo na CF2, em Moçambique. Como ambos têm acesso à internet, talvez queiram aqui recordar peripécias dos tempos da recruta, pois tendo dormido 6 meses lado a lado, algumas histórias terão para contar.
Gostava de publicar uma lista da CF1 neste blog, mas para isso seria preciso que alguém tivesse alguma informação sobre o pessoal, saber quem ainda é vivo, se alguma vez se reuniram em convívio, etc., etc.. Há relativamente pouco tempo faleceu o Inácio (16203) que pertenceu à Companhia do Patrício (CF6) e com quem tive algum contacto por causa dos convívios. Para além disso, conheço aqueles que em 1965 foram comigo para Moçambique, como o Viseu, o Arlindo, o Teles ou o Tabaco, mas nem sequer sei por onde eles andam.
Se algum dos acima mencionados, ou qualquer outro filho da escola que por aqui passe, tenha elementos suficientes para meter mãos à obra, é só dizer que eu prontifico-me a digitar e publicar a lista. E agora vamos às fotos que o Américo me enviou.

Como não poderia deixar de ser, em primeiro lugar, o símbolo da Companhia de Fuzileiros Nº 1, Unidade que agrupou os filhos da escola acima mencionados.




Aqui uma série de fotografias, aquelas com a farda azul tiradas no avião que os levou até Luanda.


E para finalizar, a mais marcante de todas, aquela onde se vê a famosa banda musical que animou a comissão da Companhia 1, «Os Âncoras»!

2 comentários:

  1. NO FUNDO!ULTIMOS LUGARES NO AVIÃO! VÊ-SE O "TABACO" COM O SEU CIGARRINHO NOS QUEIXOS

    ResponderEliminar
  2. Fartei-me de olhar para a fotografia sem conseguir encontrar o Tabaco. Só quando ia a desistir reparei nele lá ao fundo, tão pequenino e desbotado que quase não se vê.
    Ouvi dizer que ele ficou em Moçambique depois da comissão na CF8. Sabes algo a esse respeito?

    ResponderEliminar