nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Pouca saúde!

Nos últimos dias recebi notícia de que o Manuel Morais (16679) anda à bulha com um tumor nos intestinos e não sabe as voltas que lhe há-de dar. Com a idade que já tem não é nada boa notícia.
Através de um comentário deixado no meu blog de referência, soube também que o Horácio Pereira (16631) está internado no Hospital da Luz. Espero que não seja nada ruim, mas estar no hospital nunca é boa notícia. Deixo uma foto em que aparece o Horácio e foi tirada na comemoração do nosso cinquentenário.


Pessoal do 3º Pelotão
da recruta de Março/62

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Sempre atento!

A infantaria de marinha ou infantaria naval compreende as tropas especializadas no embarque a bordo dos navios de guerra com as funções de assegurar a sua segurança ou de desembarcar para efectuar operações anfíbias.
Os membros dos corpos de infantaria de marinha de alguns países têm designações especiais como "fuzileiros navais" (Brasil e Portugal), "marines" (EUA e Reino Unido) ou "mariniers" (Países Baixos). Na maioria dos países, os corpos de infantaria naval estão integrados na marinha de guerra.

Angola é nossa e há que defendê-la - Ano de 1907

Um fuzileiro naval é um militar pertencente a um corpo de infantaria de marinha de alguns países. No âmbito de uma marinha, os fuzileiros são normalmente os especialistas na realização de operações de assalto anfíbio, nas abordagens no alto mar, na segurança e ordem interna nos navios de guerra e na defesa das instalações navais em terra. Normalmente, os fuzileiros navais são rigorosamente seleccionados e recebem um treino especial, sendo considerados tropas de elite.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Amores de marinheiro!

Numa cidade como Lisboa era comum assistir a este tipo de despedidas. Marujos embarcados nos grandes navios mercantes deixavam uma noiva em cada porto e faziam verter muitas lágrimas às pobres raparigas que acreditavam nas suas promessas de ir e voltar.
Mais tarde, durante a Guerra do Ultramar, eram mães, esposas e namoradas a passar por este tipo de situação. Muitas lágrimas eram derramadas no cais, enquanto o navio se preparava para zarpar do porto. Hoje em dia já quase não há navios mercantes, a não ser os grandes paquetes de luxo, nem guerra que leve as mulheres ao cais. Aliás, hoje há mulheres embarcadas e talvez sejam elas que deixam os homens no cais a chorar a sua partida.
Nesse aspecto as coisas mudaram muito!


sábado, 3 de dezembro de 2016

Vasculhar o passado!


Hoje, ao folhear a revista Desembarque encontrei a foto de um filho da minha escola falecido no verão passado. A fotografia é muito pequenina (suponho que é uma cópia da que ilustra a sua ficha de sócio da Associação de Fuzileiros) e mal se lhe reconhecem as feições, mas como não tenho outra melhor que esta resolvi ficar com ela. E partilhá-la convosco também.
Muitas vezes o convidei para estar presente nos convívios que organizei, mas nunca aceitou. Vá lá saber-se porquê!

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Uma foto histórica!


Quatro praças da guarda entretidos a jogar à sueca! Neste posto era comum estar apenas uma esquadra de fuzileiros (4 membros), por conseguinte a pergunta que faço a mim mesmo è:
- Quem estaria de sentinela?
A G3 está encostada à mesa, o que me leva a pensar que a praça que está do lado direito é quem devia estar no posto de sentinela. Ai, se a ronda passasse por ali naquela hora!
Mas a cena passou-se há 53 anos e já ninguém quer saber disso!

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Tem música II

Não deixem de ler a mensagem anterior que é a que interessa, pois vim aqui apenas para publicar outra fotografia sob o mesmo tema. Ontem não a consegui encontrar, mas hoje com um pouco mais de paciência ... ela aqui está!

N.B. - Na outra havia apenas um comentador, nesta já há dois!

domingo, 20 de novembro de 2016

Tem música!


Havia um programa qualquer na televisão que dava música quando o concorrente dava a resposta certa. Os comentários que mereceu a minha última mensagem também têm directo a música. E cá está ela, com um dos comentadores agarrado à concertina (ou será acordeão?).
Da esquerda para a direita - 16735, 16737 e 16730 - todos da primeira colheita de 1962. 

sábado, 19 de novembro de 2016

O tempo apaga tudo!

Olhando para a reacção aos meus últimos posts neste blog, percebo que é tempo de pôr um ponto final nisto. A guerra já vai ficando esquecida, os camaradas vão morrendo e os poucos que ainda se mexem preferem o Facebook, blogs não é com eles.
O Facebook é tal e qual como o fast-food, serve-se num dia e (caga-se no outro) já está esquecido no dia seguinte. As listas de amigos são enormes, mas raramente dizem alguma coisa que faça a diferença. Mas é facílimo lidar com ele, basta clicar no like (gosto) e é sinal que se passou por ali. E ninguém fica a saber se escreve português conforme o AO, ou se se está marimbando para ele.
Um blog é algo diferente e para aqueles que vão deixando ali os seus pensamentos, ao jeito que a vida passa, é um autêntico diário, um livro de memórias. E pode ser consultado a qualquer momento, de fio a pavio. Mas quando não há ninguém que leia e dê sinal de vida, mais vale parar e cuidar de outra vida.
Depois de escrever isto, não sei se aqui voltarei, depende da vossa reacção!

terça-feira, 20 de setembro de 2016

O Cavaco!

Não, não é o Aníbal!
É outro, o Eduardo que é de Tavira e esteve comigo em Moçambique, na Companhia Nº 8!
Ele era um rapaz tão educadinho que me admira não ter nunca tido a atenção de responder, nem com um telefonema que fosse, às cartas que lhe enviei convidando-o para os nossos convívios anuais. Eu sei que Tavira é muito longe, mas umas palavrinhas de circunstância já me teriam deixado satisfeito.


Ora cá está ele, do lado esquerdo da imagem, dando à pangaia para fazer andar o bote nas cristalinas e refrescantes águas do Lago Niassa.
Quem estiver em contacto com ele, ou morar em Tavira, passe palavra dizendo-lhe que gostaria de falar com ele. Há somente 48 anos que o não vejo!

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Alterações!

Este blog nasceu para contar a história do DFE4 e, a par disso, publicar tudo aquilo que fosse relevante para os fuzileiros e a sua participação na Guerra Colonial. O principal mentor dessa ideia foi o Alvaro Dionísio, filho da minha escola. Na altura, dei permissão a mais 3 camaradas para funcionarem como co-autores e acrescentarem valor a este blog. Como todos eles abandonaram o barco, a começar pelo Álvaro, decidi retirar a permissão de co-autoria a todos eles, ficando as publicações por minha conta e risco.
Como tenho um outro blog dedicado às coisas da CF2, deixo este mais virado para a CF8, Unidade de Fuzileiros em que fiz a minha segunda comissão, em Moçambique. E como a idade vai avançando e a Guerra Colonial está cada vez mais longe, o mais certo é este blog ir também morrendo aos poucos. Não se admirem, portanto, se as minhas passagens por aqui forem cada vez mais raras.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Atchimmmm!

O Fernando Portela (16202) da CF1 telefonou-me e estivemos a relembrar uma série de filhos da escola que, ora com ele, em Angola, ora comigo, em Moçambique partilharam comissões de serviço durante a Guerra Colonial. Em especial o Belo, mais conhecido pela alcunha de Viseu, que morreu em Luanda em condições não muito bem esclarecidas.
O Arlindo Oliveira que mora em Lisboa, assim como o Manuel Portela que mora na Lousa também vieram à baila por terem pertencido ao último pelotão da recruta de Setembro de 1961, o mesmo a que pertencia o Fernando. Como há bastante tempo não tinha notícias do Arlindo resolvi telefonar-lhe e soube pela sua mulher que apanhou uma tremenda pneumonia e está, agora, em recuperação.


Nas idades que já atingimos, todos acima dos 70, para os voluntários, ou 75, para os recrutados, qualquer coisa nos deita abaixo e uma pneumonia é coisa séria. Por vezes, uma simples constipação pode transformar-se numa grave pneumonia e trazer-nos a guia de marcha para o jardim das tabuletas. A minha recomendação, portanto, vai no sentido de fugirem a sete pés sempre que ouvirem um atchimmm! perto de vocês. Como diz o outro, mais vale prevenir que remediar.

terça-feira, 30 de agosto de 2016

A lista da Companhia 9!

Estava convencido que já tinha publicado a lista da CF9, Guiné 66/68, que podem ver no post anterior, mas fartei-me de a procurar e não a encontrei. Parto do princípio que afinal a não tinha publicado e aí fica para os curiosos.
Muita gente dessa lista deve ter já sido destacado para a quinta onde S. Pedro trabalha como porteiro, mas como só tenho contacto com os filhos da minha escola, só por eles posso responder. A quem por aqui passar, como já é costume, peço para me avisarem se tiverem conhecimento de algum falecimento daqueles que constam da lista.
Pelo meu lado, informo que o 1º Sargento José da Conceição Dias  (que comigo fez parte da Companhia de Fuzileiros Nº 2) faleceu em Outubro de 2015, mas só depois de publicar a lista é que dei pelo meu erro de a não ter actualizado antes. Na próxima actualização será corrigido o erro.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

CF9 - Guiné 1966/1968

POSTO
CLASSE
F
NOME
OFICIAIS
1101
1TEN
OM
JOSÉ ANTÓNIO T. CERVAENS RODRIGUES
1202
2TEN
OM
MANUEL GOMES DE ARAÚJO
1303
2TEN
OM
JOSÉ MANUEL AIRES DA SILVA
1304
2TEN
OM
HENRIQUE JOÃO PAIS VACAS DE CARVALHO
1305
2TEN
OM
FERNANDO CARLOS FUZETA DA PONTE
1306
STEN
FZ
FERNANDO JOSÉ PINHO GUIMARÃES
1307
1TEN
MN
ANTÓNIO OLINDO DAS MERCÊS MASCARENHAS
SARGENTOS
0456
1º SARG
FZ
JOSÉ DOS SANTOS GUERREIRO
0481
1º SARG
FZ
ANTÓNIO JOSÉ NUNES
1364
1º SARG
FZ
JOSÉ LUÍS PEREIRA
2040
1º SARG
FZ
ALFREDO JOSÉ DE ARAÚJO
2540
1º SARG
FZ
JOSÉ DA CONCEIÇÃO DIAS
3966
1º SARG
FZE
JOSÉ CAEIRO GODINHO SARAIVA
4930
2º SARG
FZE
JUSTINIANO FERNANDES CHAVES
4939
2º SARG
FZ
ANTÓNIO DOS SANTOS RODRIGUES MAGALHÃES
5049
2º SARG
FZ
JOSÉ TEIXEIRA DA PALMA
5224
2º SARG
FZ
ANGELINO AMÊNDOA PEDRO
5287
2º SARG
FZ
JÚLIO AUGUSTO PEREIRA
5346
2º SARG
FZ
SIMÃO BISPO DA COSTA
5550
2º SARG
FZ
ARLINDO TEIXEIRA SIMÕES
5711
2º SARG
FZ
JOÃO ALBERTO TAVARES FREITAS MEDINA
CABOS E MARINHEIROS
5966
MAR
FZE
FRANQUELIM ABREU
7134
MAR
FZ
JOÃO ANTÓNIO QUITÉRIO TRANCA
7283
MAR
FZ
JAIME MANUEL C. GUSMÃO
7473
MAR
FZ
CARLOS ALBERTO ALVES GONÇALVES
8099
MAR
FZ
FLORIANO DAS DORES CRUZ
8111
MAR
FZ
F
CESÍDIO JOSÉ FERREIRA AGUIÃ
8161
MAR
FZ
ANTÓNIO OLIVEIRA LOPES
8163
MAR
FZ
AGOSTINHO TEIXEIRA
8189
MAR
FZ
MANUEL BESTEIRO ALVES
8211
MAR
FZ
FERNANDO MONTEIRO
8230
MAR
FZ
RAFAEL COELHO DE SOUSA
8232
MAR
FZ
SÉRGIO FERNANDO REGO
8453
MAR
FZ
JOÃO JOSÉ BARREIROS DEUS
8477
MAR
FZ
F
RODOLFO DE ALMEIDA SANTOS
8487
MAR
FZ
F
MANUEL NAZARÉ BERNARDO
8508
MAR
FZ
F
EDUARDO RODRIGUES FREIRE CABRAL
8516
MAR
FZ
MANUEL LAMPREIA DAMÂSIO
8535
MAR
FZ
BENTO DIAS GONÇALVES
8765
MAR
FZ
JORGE FERNANDES DA SILVA
8844
MAR
FZE
JOÃO AUGUSTO BESTEIRO ALVES
8864
MAR
FZ
JOSÉ JOÃO MARREIROS PACHECO
8906
MAR
FZE
JOSÉ PEDRO MARQUES
8939
MAR
FZ
ANTÓNIO JOAQUIM BORDA D'ÁGUA
8956
MAR
FZ
FRANCISCO AUGUSTO RAMOS DA SILVA
9185
MAR
FZ
ANTÓNIO PEREIRA DA SILVA
9229
MAR
FZ
MANUEL DA CONCEIÇÃO DUARTE
9275
MAR
FZ
JOSÉ JOÃO CALEIRO PLÁCIDO
9345
MAR
FZ
JOÃO PEREIRA ALMEIDA
9380
MAR
FZ
JOSÉ MANUEL MIRANDA DA COSTA
9548
MAR
FZ
ALBERTO DA CONCEIÇÃO RODRIGUES
9600
MAR
FZ
F
EDUARDO HUMBERTO DE ALMEIDA RODRIGUES
9678
MAR
FZ
CUSTÓDIO DUARTE RITA
9803
MAR
FZ
GERMANO DE BRITO MESQUITA
9832
MAR
FZ
HORÁCIO DA ASCENÇÃO LOPES
10012
MAR
FZ
MANUEL CAIADO SERRALHEIRO
1º GRUMETES
10844
1º GRU
FZ
RUI ELIAS RODRIGUES
0261.64
1º GRU
FZ
JOSÉ ARTUR GOMES PEREIRA
0725.64
1º GRU
FZ
DIOGO VITORINO GARCIA
0768.64
1º GRU
FZ
JOSÉ LUÍS MAXIMIANO
0846.64
1º GRU
FZ
JOSÉ HILÁRIO DA CONCEIÇÃO
0895.64
1º GRU
FZ
ROGÉRIO FERREIRA ALVES
0970.64
1º GRU
FZ
SILVINO GONÇALVES VIEIRA SANTINHO
1000.64
1º GRU
FZ
JOÃO LUÍS NOBRE PEREIRA
1014.64
1º GRU
FZ
DANIEL MONTEIRO INÁCIO
1628.64
1º GRU
FZ
RAUL CARVALHO VARÃO
1684.64
1º GRU
FZ
JOSÉ MANUEL FUZETA FERNANDES
1753.64
1º GRU
FZ
JOSÉ MANUEL MADEIRA MIRANDA
1927.64
1º GRU
FZ
ALBERTO LUÍS FERREIRA DA COSTA
1928.64
1º GRU
FZ
ANTÓNIO DE JESUS RIBEIRO
1933.64
1º GRU
FZ
DOMINGOS MARTINS DE SOUSA
1945.64
1º GRU
FZ
AMÍLCAR DO NASCIMENTO PINTO
1983.64
1º GRU
FZ
ANTÓNIO ARAÚJO MARTINS
1990.64
1º GRU
FZ
DOMINGOS PEREIRA RODRIGUES
2020.64
1º GRU
FZ
ANTÓNIO CARVALHO
2038.64
1º GRU
FZ
GERVÁSIO FERNANDES DE MAGALHÃES
2º GRUMETES
0011.65
2º GRU
FZ
HELDER BATISTA ELIAS
0094.65
2º GRU
FZ
ANTÓNIO DA GUIA SILVA PAULA
0111.65
2º GRU
FZ
FRANCISCO BRÁS SARAMAGO SANGANHA
0315.65
2º GRU
FZ
GILBERTO BATISTA SOBRAL
0334.65
2º GRU
FZ
LEANDRO ISIDORO CAPINHA FIGUEIRA
0408.65
2º GRU
FZ
ANTÓNIO JOSÉ MONTEIRO DA COSTA NEVES
0477.65
2º GRU
FZ
ERNESTO MODESTO RODRIGUES
0517.65
2º GRU
FZ
ANTÓNIO DOMINGOS PINTO MONTEIRO
0551.65
2º GRU
FZ
AGOSTINHO MARTINS
0557.65
2º GRU
FZ
JOÃO FERNANDES DE CARVALHO
0599.65
2º GRU
FZ
RUI MANUEL PAULA JACOB
0627.65
2º GRU
FZ
PATRÍCIO ROSA FONSECA
0680.65
2º GRU
FZ
JOÃO DA PIEDADE GIL DUARTE
0685.65
2º GRU
FZ
JOSÉ ANTUNES RIBEIRO
0688.65
2º GRU
FZ
ANTÓNIO DA ENCARNAÇÃO VARELA
0702.65
2º GRU
FZ
JOÃO GOMES ROCHA
0722.65
2º GRU
FZ
ISIDRO PALMA NETO
0805.65
2º GRU
FZ
DAMIÃO DIAS
0818.65
2º GRU
FZ
JOSÉ MARQUES GONÇALVES DA SILVA
0873.65
2º GRU
FZ
LUCIANO BUCHINHO DA CRUZ MENDONÇA
0877.65
2º GRU
FZ
MANUEL FRANCISCO ALMEIDA GUERREIRO
0953.65
2º GRU
FZ
ANTÓNIO IRINEU TEIXEIRA
0981.65
2º GRU
FZ
JOSÉ MANUEL DIAMANTE LOPES
1075.65
2º GRU
FZ
ANTÓNIO MARQUES MARTINS
1090.65
2º GRU
FZ
JOSÉ ERNESTO DE OLIVEIRA MOREIRA
1111.65
2º GRU
FZ
ARTUR FERREIRA DE AMORIM
1284.65
2º GRU
FZ
JÚLIO DOS SANTOS COELHO
1303.65
2º GRU
FZ
MANUEL LOPES HENRIQUES
1383.65
2º GRU
FZ
FERNANDO AUGUSTO RODRIGUES
1507.65
2º GRU
FZ
JOAQUIM DA CRUZ CARITA CORGO
1574.65
2º GRU
FZ
CARLOS DOS SANTOS RUSSO
1583.65
2º GRU
FZ
JOSÉ CONSTANTINO LOPES SÃO PEDRO
1630.65
2º GRU
FZ
MANUEL DA CONCEIÇÃO NOBRE
1635.65
2º GRU
FZ
HERCULANO MANUEL DO CARMO MARTINS
1638.65
2º GRU
FZ
ANTÓNIO JOSÉ SERRALHEIRO LEBRE
1644.65
2º GRU
FZ
JOAQUIM DOS SANTOS ALMEIDA
1830.65
2º GRU
FZ
ARMINDO FERREIRA JOSÉ
1844.65
2º GRU
FZ
FLORENTINO DOS SANTOS SANHEIRO
1878.65
2º GRU
FZ
CARLOS ALBERTO DUARTE RAFAEL
1915.65
2º GRU
FZ
ANTÓNIO JOAQUIM CHAPUCA GONÇALVES
1956.65
2º GRU
FZ
JOÃO SABINO RIBEIRO MARQUES
1971.65
2º GRU
FZ
ANTÓNIO HENRIQUE GALRINHO FIGUEIRAS
1995.65
2º GRU
FZ
EDUARDO JOSÉ MIRA SERRA
1997.65
2º GRU
FZ
JOÃO CELESTINO VALENTE RAINHO
2025.65
2º GRU
FZ
FRANCISCO LOPES DE ALBUQUERQUE
2050.65
2º GRU
FZ
AMADEU MARQUES PIÇARRA
2053.65
2º GRU
FZ
ANTÓNIO PIRES DE OLIVEIRA
2058.65
2º GRU
FZ
JOSÉ PIRES DOS SANTOS
2062.65
2º GRU
FZ
LUÍS DE JESUS LEITÃO
2063.65
2º GRU
FZ
MANUEL DOS SANTOS PINHEIRO
2122.65
2º GRU
FZ
JOSÉ MÁRIO SOARES NUNES
1111.66
2º GRU
FZ
JORGE PAIXÃO