nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

domingo, 25 de janeiro de 2009

COMADRES!

Por: Artur/Leiria (15683)
Cronicando...


Quando eramos rapazes de escola para não esquecer-mos a homofologia das palavras (palavras com grafia e significado diferente mas com o mesmo som) costumava-mos recitar a lenga-lenga das comadres que rezava assim:

COmadre sem CU é madre.
COmadre sem madre é CU.
Tirando o CU à COmadre.
Fica a COmadre sem CU.

Foi o relembrar desta lenga-lenga, que me despertou a imaginação para esta pequena história. Os colegas do Alentejo, que me perdoem, isto não é intencional para ninguém. Calhou assim. Qualquer dia poderão entrar nas minhas histórias, por exemplo, os escolas da terra do: “BINHO BERDE DO BALE DE BOUGA”.

As comadres desta minha crónica são outras! São as esposas, amigas, companheiras dos nossos filhos da escola naturais da terra com mais herois - Alentejo!

Acontece certo dia, a comadre Eulália vai procurar a sua comadre amiga Engrácia a sua casa, mas esta não estava. No dia seguinte, com um pouco mais de sorte, lá a foi encontrar. Uma excitante conversa se desenrola nestes termos:
- Comadre procurei-a aqui ontem mas voçê não estava, mas sobre a tarde quando fui à cidade, deu-me a impressão que vi a sua burra na taberna do Inácio. Era voçê?
- Claro, comadre, ERA ÉU.
- Sabe que o meu marujo só fala numa festa qualquer que vão fazer lá mais para o norte onde se querem juntar os piripangas todos! Diz ele que é para relembar os tempos da tropa, sabes disso?
- Óh Eulália, se queres que te diga nunca ouvi falar nisso, por isso não faço ideia nenhuma. Penso que depois de todos estes anos, ninguém vai conhecer ninguém, que achas?
- Engrácia, mas tu é que não sabes que, eles já vão trocando muitas fotas, uns com os outros, e que até já estão nisso da internet e parece que a coisa está ficar jeitosa!.
- Deve estar jeitoso deve!... Velhos, carecas, barrigudos, quem raio os vai conhecer, o teu ainda tem quase o cabelo todo, agora o meu, é melão descascado!
- Já que estas falar em carecas, o meu até me disse que, para aquele que seja mais reconhecível com os tempos da marinha, que vai ganhar o bilhete de entrada, que inclui jantar. Então não é, que o meu pilocas, só porque tem a mania que ainda está igual, quer também concorrer nisso!
- No vosso caso acho bem irem, agora nós duvido, e se ele concorrer não me admiro que ganhe, não! Óh comadre, sem ofensa, ele ainda está cá um engatatão, que nem os mais novos! Mas olha que até gostava ir também.
- Comadre, não há nada como tentar convencer o teu marido, sabes que a comida até parece ser boa, e para variar não é nada mau, já estou farta e cançada das açordas. Por falar em comida, o meu marido já tem lá em casa a lista dos pratos que vão servir. Olha, anda cá a casa que eu mostro. Como se pode ver aqui, a ementa é esta:

Entradas – Rissóis, croquetes, bolinhos de bacalhau, etc.
1º Prato – Bacalhau Dourado
2º Prato – Vitela à Peleiro


- Como vês Engrácia, isto até parece apetitoso! Que dizes?
- Mas olha que a nossa Carninha à Alentejana não ficava nada atrás, não!
- Pode ser que para o ano, essa seja uma boa ideia a propôr aos maridos, caso eles nos levem, claro.
- Agora é que eu não sei como é que raio vou conseguir convencer o meu.
- Anda comadre Engrácia, vamos lá que eu ajudo.
- Sim, vamos lá... Que Deus nos ajude... Que Deus nos ajude...
E lá foram as boas das comadres continuando a pedir a Deus...

1 comentário:

  1. Antes de andar, engatinha-se. Depois anda-de a quatro, de joelhos no chão, e só depois assumimos a posição de Homo Erectus!
    Mas assim é que está correcto, ou não?

    ResponderEliminar