nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

domingo, 4 de janeiro de 2009

Família de «Marinheiros»

Eu venho de uma família grande, à moda antiga, constituída por doze filhos, dos quais sete rapazes. Eu tenho a honra e o prazer de ser o mais velho de todos. Todos cumpriram serviço militar, três deles no Exército. Os outros quatro, a eles é dedicado este post, fizeram-no na Marinha de Guerra Portuguesa. Sendo o mais velho, fui o primeiro a alistar-me e abrir caminho para os outros. Apresentei-me como voluntário às inspecções e assentei praça como fuzileiro, em 1962, cumpri seis anos de serviço, com duas comissões no Ultramar e saí em 1968. Nesse mesmo ano, também como voluntário, assentou praça o meu irmão David (1491.68) que fez também duas comissões, uma em Moçambique e a outra na Guiné. Abandonou a Marinha nos fins de 77, salvo erro. Os restantes dois irmãos, muito mais novos, assentaram praça em 1981 e 1983, época bastante conturbada a nível político e em que a disciplina militar andou pelas ruas da amargura. Fizeram a recruta em Vila Franca e por lá se mantiveram sempre, tendo cumprido apenas o tempo regulamentar que, se bem me lembro, não chegou a dois anos, sequer. Estes meus dois irmãos mais novos, por razões que aqui não interessa relatar, já faleceram. O meu irmão David e eu por cá continuamos a dar o nosso melhor para levar a vidinha da melhor maneira possível. É caso para dizer que o treino dos fuzileiros nos tornou mais resistentes e nos está a proporcionar uma vida mais longa!
Um destes dias vou tentar juntar uma fotografia de cada um, devidamente fardados, e publicá-las-ei aqui neste blog. Suponho que não haverá muitas famílias, em Portugal, que tenham oferecido 4 mancebos à Briosa!

1 comentário:

  1. CARLOS.
    Este teu artigo impressionou-me. E como deves ter notado um post foi enviado por mim em referencia a este teu artigo. Mais uma vez: Impressionante!
    Um abraco.
    Leiria

    ResponderEliminar