nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Convívio de Companhias de Fuzileiros!

Estou a planear o Convívio Anual da Companhia Nº 2 de Fuzileiros para o dia 21 de Maio, na zona da Mealhada. O pessoal mostrou interesse em provar um «Leitãozinho à Bairrada» e eu vou fazer-lhes a vontade. O tempo é de crise, mas não há nada melhor para esquecer a dita que festejar, beber uns copos e encher a pança. Tristezas não pagam dívidas e mais vale um gosto na vida que cinco tostões na algibeira. Vamos a isso!
Para evitar uma segunda empreitada, repetindo toda a trabalheira que dá uma organização destas, preparando o Convívio Anual do pessoal da Companhia Nº 8 de Fuzileiros, decidi convidar toda a gente, das duas Companhias, a juntar-se na mesma festa. Tenho a certeza que ninguém vai zangar-se com esta minha decisão e vão todos aproveitar a ocasião para participar numa grande festa.


E assim pensando, de repente, veio-me à ideia um pensamento mirabolante que poderia fazer esta festa ainda maior. Entre as comissões da CF2 e da CF8 que ocuparam as instalações da Machava, em Moçambique, houve uma outra Companhia, a Nº 6, a do Tenente Patrício. Foi render a 2, no início do ano de 1965, e foi rendida pela 8, no fim desse mesmo ano, para tomar o rumo do Niassa. E, nos fins de 1966, voltaram a trocar posições, seguindo a 8 para o Niassa e regressando o Tenete Patrício e a sua CF6 ás instalações da Radionaval da Machava. Porque não convidá-los também a juntarem-se a nós?


De mais a mais, tenho quase a certeza que esta Companhia nunca se reuniu em convívios. Digo isto porque já fiz a pergunta à Associação de Fuzileiros e eles responderam-me que não têm conhecimento de qualquer tentativa que tenha sido feita nesse sentido. Vou ver se consigo algum contacto e mais tarde voltarei ao assunto. Vão-se preparando que a coisa é séria!

5 comentários:

  1. olá amigo

    vou entao estar atento e se posso tanbem gostaa de ir ver a malta

    eu vou estar em portugal desde abril até julho

    eu estive na 1ª com em Angola

    "VILA FRANCA"


    ABRAZO!!

    ResponderEliminar
  2. Olà Amigo! Porque nao fazes apelo à CF4 que foi render a CF8 ?
    Desta nao se tem noticias,pode ser que alguem apareça!Assim tinha-mos a continuidade doa Fuzos desde o inicio até à recruta de 67 !

    Até à proxima

    ResponderEliminar
  3. Não sou da organização, nem ninguém me pediu opinião, mas peço licença para meter a minha colher, era bom, era bonito e saudável, podermo-nos abraçar todos, porque afinal todos fomos Fuzileiros,mas seria extremamente difícil, abrir o convívio a várias companhias, no mesmo dia e no mesmo restaurante, muita coisa iria falhar,no entanto há locais "Raros" que têm espaço para este tipo de organizações, mas quem sou eu para falar, esperamos que o Comandante "TINTINAINE" diga de sua justiça! Um abraço ao BRAULIO e à CF1.

    ResponderEliminar
  4. Carlos, sem dúvida que o convite ao tenente Patrício para compartilhar convosco é radiante! Quanto não gostaria eu hoje, de abraçar esse grande senhor!?
    Caso ele venha estar presente, certo que é Senhor de pegar no microfone subir ao pódio e dizer das dele para avivar as vossas mentes…
    Como te disse antes, nós cá no Canadá trazemos aos encontros dos ex-combatentes “guest speakers”, os quais dão um certo impacto à cerimónia, entre eles já tivemos um Mar e Guerra dos Açores que no momento não lembro o nome. E se a coisa pega aí, é óbvio que vai dar sainete aos encontros! Por isso, força meu homem, mostra a essa gente qual a tua têmpera, logo, claro, haja “comparsitas” à altura para darem uma mão.
    Desejos de sucesso e um braço cá do rapaz.
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  5. Da comp.nº1 eu tambem estou vivo (o MONTIJO) Americo Pinho ,concordo com o encontro dos camaradas da velha GUARDA,envio abraços aos camaradas,em especial aos meus amigos;BRAULIO E ARTUR! meu tlm:961434377.

    ResponderEliminar